País

Quatro distritos, vinte e um concelhos, em perigo máximo de incêndio.

Os distritos em questão, que, de acordo com o IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, apresentam hoje perigo máximo de incêndio, são:  Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém. 

Os concelhos de Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira (Faro), Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação, Sardoal, Abrantes, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Constância e Chamusca (Santarém) são os que hoje, já se encontram em perigo máximo de incêndio rural. 

Foram colocados, pelo IPMA, outros vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Viseu em perigo muito elevado de incêndio. Acima de cem concelhos de todos os distritos do continente, exceto Porto e Viana do Castelo, encontram-se perigo muito elevado de incêndio.  

Por motivo do tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira. 

O IPMA, classifica este perigo em cinco níveis. Estes cálculos são obtidos através da temperatura do ar, da humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 hora. 

Está previsto para hoje uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro e uma pequena subida de temperatura no Algarve. Os termómetros vão variar entre os 26 graus Celsius em Aveiro e os 41 em Évora e Beja. 

Desde meados do ano, ocorreram cerca de 3.784 de fogo e já afetaram 8.710 hectares de espaços. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM