Iris FM Início » Funeral de estado e dia de luto de Sílvio Berlusconi.
Mundo Sociedade

Funeral de estado e dia de luto de Sílvio Berlusconi.

Foi decretado pelo Governo italiano dia de luto em homenagem a Berlusconi, em concordância com o funeral de Estado do antigo primeiro-ministro e líder do partido Forza Itália, falecido aos 86 anos.

Será celebrado, o funeral, pelo arcebispo de Milão, Monsenhor Mário Delpini, na catedral de Milão, às 15:00 locais (14:00 em Lisboa).

Com início na segunda-feira, as bandeiras italianas e europeias estão a meia haste em todos os edifícios públicos em Itália e em todas representações diplomáticas e consulares.

Sílvio Berlusconi foi uma figura polémica, magnata dos ‘media’, conservador e de direita e primeiro-ministro de Itália durante nove anos (1994-1995, 2001-2006, 2008-2011). Foi, ainda, alvo de acusações de corrupção e esteve no centro de escândalos sexuais que culminariam na sua expulsão do Senado italiano, em 2013.

O multimilionário, em 2022, regressou à ribalta política como senador e líder do partido que fundou, Forza Itália, membro da coligação de direita e extrema-direita atualmente no poder, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni.

 

 

Partilhe