País Sociedade

São insuficientes as colheitas de sangue no sul e no interior do país.

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue alerta neste Dia Mundial do Dador de Sangue que já não são suficientes as colheitas de sangue no interior do país, no Alentejo e Algarve. Existem 28 hospitais que fazem a colheita de sangue além dos centros de sangue e transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra.

Alberto Mota, presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FPDBS), no Dia Mundial do Dador de Sangue, comunica que está a falhar a frequência com que se faz esta recolha fora dos grandes centros urbanos.

No Algarve, as colheitas são feitas pelos Hospitais de Faro e Portimão, sendo insuficientes, alerta a FPDBS. A Federação salvaguarda a “existência de unidades móveis para fazer colheitas de sangue durante o verão”, e acrescenta que “é preciso avaliar os custos das viagens para a recolha de sangue”.

Alberto Mota acredita ser necessário haver mais” campanhas de promoção das dádivas de sangue. O presidente da FPDBS entende que “já é altura de todos os hospitais, mesmo os que não fazem colheitas, ajudarem no trabalho que é feito há vários anos pelas associações”.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM