Sociedade

Chegou o dia da Jornada Mundial da Juventude

A partir do dia de hoje, terça-feira, a cidade de Lisboa conta com a afluência de mais de um milhão de pessoas. A propósito da Jornada Mundial da Juventude, reúnem-se em Lisboa jovens de todo o mundo para se encontrarem com o Papa Francisco.

Esta jornada decorre entre o dia 2, quarta-feira e o dia 6, Domingo, havendo várias cerimónias e actividades de interacção entre os jovens e o Santo Padre. A JMJ é o maior acontecimento da Igreja católica e comporta cinco línguas oficiais: português, francês, inglês, espanhol e italiano. Foi em 1985, no Ano Internacional da Juventude, a propósito de um encontro promovido entre o Papa João Paulo II e jovens, que nasceu esta iniciativa da JMJ.

Relativamente ao dia de hoje, a missa de abertura será celebrada pelo Cardeal Patriarca de lisboa às 19h30 no Parque Eduardo VII. A visita do Papa Francisco inicia-se amanhã, quarta-feira, dia 2, estando a sua chegada prevista para a 10h00. A partida será no Domingo, dia 6,  e a viagem de retorno a Roma está marcada para as 18h15

O Papa vai conduzir várias cerimónias, vai participar em várias iniciativas, inclusivamente uma ida a Fátima, sempre com o objectivo de interagir com os jovens que acorreram de todo o mundo para se encontrarem com ele. No sábado de manhã vai acontecer a já mencionada ida a Fátima, onde Francisco pretende rezar pela Paz no mundo e pelo fim da guerra na Ucrânia.

As principais iniciativas da Jornada Mundial de Juventude irão decorrer em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo.

Durante a JMJ haverá 16 mil elementos de forças de segurança, de protecção civil e de emergência médica. Está também prevista a colaboração das forças armadas, da Polícia espanhola, europeia (Europol) e internacional (Interpol).

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM