País

Militares portugueses, na Lituânia, recebem visita de António Costa.

O primeiro-ministro, António Costa, visita, hoje, os militares portugueses da Força Aérea, diligentes na Lituânia, em contexto de missões da NATO. 

Será visitado, pelo primeiro-ministro, várias aeronaves de combate, especificamente os caças F-16, utilizadas pelos militares portugueses na missão ‘Baltic Air Policing (BAT)’, de patrulhamento do espaço aéreo. 

Logo após esta visita, Costa irá se deslocar até Vílnius para participar na Cimeira da NATO, que irá se prolongar até quarta-feira, cujo um dos principais temas será a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Portugal participa com 118 militares e cinco aeronaves (incluindo quatro F-16 M) em duas missões da Aliança Atlântica: as ‘Assurance Measures’ e a BAP.

Em 2014 teve início a primeira missão e consiste num conjunto de atividades “de presença contínua em terra, mar e ar, dentro e junto à fronteira leste do território aliado, destinadas a reforçar a defesa, dissuadir ameaças, tranquilizar populações e deter potenciais agressões”.

Portugal e a Roménia sucederam em março à França e Alemanha na BAP e o no final de julho outros dois Estados-membros da NATO ficarão encarregados do patrulhamento aéreo.

A BAP é uma missão de policiamento aéreo com o objetivo de proteger o território aliado e as populações de “ameaças e ataques aéreos e de mísseis”, podendo também fornecer apoio a aeronaves civis. 

Com o início da guerra na Ucrânia, em 2022, os aliados tiveram de reforçar a sua presença no flanco leste da NATO, principalmente em países como a Roménia, no qual Portugal participa em duas missões que visam contribuir para as capacidades de dissuasão e defesa da Aliança Atlântica: a ‘Tailored Forward Presence’ e a ‘Enhanced Vigilance Activity’. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM