País

Cartão de Cidadão com “contactless”

Será, hoje, apresentado o Simplex, que tem 18 medidas, sendo uma delas o novo Cartão do Cidadão que tem a particularidade de ser “contactless”(sem contacto). 
 
“Vamos, a partir do próximo ano, alinhar o Simplex com o ano civil e, portanto, o compromisso de agora é compromisso com as medidas que implementaremos até ao fim deste ano. Estas medidas, acima de tudo mais viradas para o cidadão, são aquelas que trazem valor acrescentado, de simplificação, de eficácia, ao cidadão e às empresas”, informou hoje o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa. 
 
E “é neste espírito que identificámos 18 medidas, uma delas é seguramente muito paradigmática que é aquela do novo Cartão do Cidadão”, avançou Mário Campolargo. 
 
“E porque é que ela é paradigmática? Em alguns aspetos, que são obviamente de atualização das medidas de segurança”, mas “há um aspeto que me parece particularmente importante, que é o aspeto deste novo cartão ser ‘contactless‘”, evidenciou. 
 
Nos dias de hoje, “estamos muito habituados a utilizar os cartões bancários que não necessitam de se meter” numa caixa para lê-los, mas “apenas aproximando do equipamento”, mencionou o governante. 
 
“É isso que o nosso Cartão do Cidadão vai ter”, certificando a “segurança contínua, o ‘update‘ tecnológico, a atualização tecnológica, e vai abrir um conjunto de perspetivas muito alargadas para casos de uso”, expôs Mário Campolargo. 
 
A  “identificação pode tornar-se mais simples, basta aproximar o cartão da máquina”, quer numa Loja do Cidadão, quer num hospital. 
 
“É uma medida genérica para toda a população e vai ser progressivamente implementada”, referiu. 
 
As outra das medidas aplica-se a quem procura emprego. 
 
“Vamos agilizar esta procura de emprego, vamos fazer cruzamento mais eficaz entre as ofertas e os pedidos de emprego. E fazemo-lo como? Reconhecendo de uma forma mais exaustiva as competências de quem anda à procura de emprego”, através de sistemas de algoritmos que permitem fazer o cruzamento dessa informação, de acordo com o governante. 
 
“Isto vai ser oferecido a todos aqueles, que estando inscritos no IEFP, procuram emprego”, salientou. 
 
O secretário de Estado salientou que no caso das pessoas que necessitam de um atestado médico de incapacidade multiuso, este documento terá uma utilização “mais intuitiva” e “mais rápida”, e menciona que este documento passa a “ser reconhecido automaticamente por todos” os ministérios e serviços que necessitem dele para conceder benefícios de várias ordens. 
  
Entre outras medidas constam ainda a fatura eletrónica para empresários, o verificador do deferimento tácito, o OK morada (alargar a alteração de morada no cartão de cidadão à morada a considerar para efeitos de contas bancárias), e o Seguro Automóvel na Carteira Digital. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM