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Radares de Velocidade média: o porquê e para que servem?

Surgiu recentemente um novo tipo de radar no país: o radar de velocidade média. Com este novo tipo de controlo de velocidade, também, o respetivo sinal de trânsito passa a ser aplicado, informando os condutores que estão perante um radar de velocidade média.

Os radares de velocidade média funcionam de modo a calcular se os carros andam mais depressa entre dois pontos de um determinado trajeto. Também conseguem ver a falta de inspeção ou seguro automóvel, como também, veículos roubados serão detetados desde que a matrícula seja a original do veículo.

«Imagine que vai numa estrada em que existe o limite de velocidade de 100km/h. Num determinado ponto, é registada a matrícula do seu veículo, assim como a hora de passagem. Mais adiante nesse mesmo trajeto, estará outro radar que faz o mesmo. Com base na hora de entrada e saída do percurso (regra geral, estes radares estão instalados em troços sem entroncamentos ou saídas), é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrê-lo, assim como a velocidade média. Se o condutor completou a distância entre as duas câmaras num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade (no exemplo, os 100 km/h). Desta forma, considera-se que circulou em excesso de velocidade», exemplo dado pela ACP.

Este tipo de radares estão colocados estrategicamente em troços onde o «nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade». Em todo o país vão ser colocados 50 novos radares: 30 vão ser instalados em Locais de Controlo Velocidade Instantânea (LCVI), 20 vão ser instalados em Locais de Controlo Velocidade Média (LCVM), Prevê-se que 40 radares sejam instalados fora das autoestradas, 20 irão permitir detetar a velocidade instantânea e 10 irão permitir calcular a velocidade média num determinado trajeto.

Caso vá em velocidade superior à permitida num troço com radares de velocidade média, aplica-se primeiro a “Regra dos 7”. Esta regra é uma margem de erro aceitável para os radares de velocidade. De acordo com esta regra, os radares podem ter uma margem de erro de até 7%, para mais ou para menos, ao medir a velocidade. Isto significa que, mesmo que um veículo esteja a circular a uma velocidade acima do limite permitido, a multa só será aplicada se a diferença entre a velocidade real e o limite de velocidade ultrapassar os 7%.

As multas podem variar entre 60 a 2.500 euros.

Na EN10, Reta do Cabo, foram colocados dois radares: um à saída do Porto Alto e o outro antes da antiga Estalagem do Gado Bravo. A velocidade média deste troço é de 72 km\h.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) diz que a colocação de radares de velocidades, de outros tipos, durante os seis anos que já estão ativos e o período antes de estarem ativos, já fez menos: 35% vítimas mortais, 74% de acidentes com vítimas, 43% feridos graves e menos 36% feridos ligeiros.

 

 

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