País

Perigo máximo de incêndio em sete concelhos de Faro.

Os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, encontram-se em perigo máximo de incêndio rural, como, também, alguns locais da ilha da Madeira, de acordo com o IPMA.  

Cerca de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança, Vila Real e Viseu estão hoje em perigo muito elevado de incêndio, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Tendo em conta o tempo quente, o perigo de incêndio irá se manter elevado pelo menos até sábado.  

A costa sul da ilha da Madeira encontra-se sob aviso vermelho, sendo este o mais grave numa escala de três, até às 20h00 de hoje devido ao tempo quente. 

O IPMA referiu, em comunicado, que a “ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário localizado entre o norte de África e a Península Ibérica, permite o transporte de uma massa de ar quente e seco até ao arquipélago da Madeira”, sendo previstos, para os próximos dias, valores da ordem de 30 graus Celsius na generalidade do arquipélago, havendo a possibilidade nas vertentes sul poderem atingir valores da ordem de 35 graus. 

As temperaturas mínimas vão variar entre os 16 graus Celsius, em Viana do Castelo e Braga, e os 24, em Castelo Branco, e as máximas entre os 27 graus, em Aveiro, e os 40, em Évora. 

 

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM