País Sociedade

140 Operacionais portugueses partiram para o combate aos fogos no Canadá.

Grandes incêndios florestais estão a afetar o Canadá.

A Força Nacional Conjunta enviou, hoje, 140 operacionais para ajudar a combater os fogos no Canadá, que partiram do aeródromo militar de Figo Maduro, em Lisboa, num voo comercial que vai fazer escala em Espanha.

A FOCON e a força espanhola vão estar presente no combate aos incêndios no Canadá ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Está englobado na força portuguesa elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Esteve presente na partida dos elementos portugueses o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que fez questão em recordar as recentes missões das forças portuguesas na Turquia e no Chile e, ainda, referiu-se ao Canadá como um país unido a Portugal por laços históricos, sociais e culturais onde vive mais de meio milhão de portugueses e lusodescendentes.

Caracteriza este envio como uma missão de solidariedade.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM