Regional

Biblioteca Municipal de Azambuja e BICA – Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja comemoram aniversário com atividades para crianças e famílias

No próximo dia 15 de Março celebra-se o 20º aniversário da Biblioteca Municipal de Azambuja e o 4º aniversário da Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja (BICA).

Constituindo-se como um dos espaços culturais deste concelho, a atual Biblioteca Municipal está aberta ao público desde 2003, após obras de requalificação na antiga Escola Régia, edifício emblemático no coração da vila de Azambuja onde várias gerações frequentaram o ensino primário.

A BICA, inaugurada a 15 de Março de 2019, é um serviço que consiste numa biblioteca móvel, que pretende chegar a todas as pessoas com mobilidade reduzida, sem meios de transporte ou que vivam mais isoladas, na área do Concelho de Azambuja.

Para assinalar estes aniversários, estão programadas um conjunto de atividades ao longo do mês de março, na Biblioteca Municipal de Azambuja, com a intenção de trazer várias áreas da cultura para as diversas faixas etárias.

No sábado, dia 11 de março, terá lugar uma iniciativa dirigida a bebés dos 3 aos 24 meses (acompanhados por um adulto), intitulada de “Leitura com mimos” por Rita Mories. A iniciativa terá lugar às 10h30 e tem como objetivo introduzir os sons, as imagens, as letras, as palavras, a linguagem, o livro e o espaço da biblioteca ao público mais pequeno e ainda, criar hábitos de manuseamento do livro que possivelmente se traduzirão mais tarde em hábitos de leitura.

No mesmo local e dia, no período da tarde, às 15h30, terá lugar a iniciativa “Histórias com música lá dentro – O som do algodão” que será dirigida a famílias. Esta iniciativa consiste num momento de histórias para cantar.

No dia do aniversário, dia 15 de março, terá lugar uma exposição dos 20 anos da Biblioteca Municipal de Azambuja, pelas 10h30. No período da tarde será aberta a “Sala Bibliotics: Espaço Maker” e às 15h30 terá lugar a visita à biblioteca itinerante (BICA) e um bolo de aniversário para assinalar esta data.

No sábado, dia 18, às 10h30, terá lugar a iniciativa “Uma casinha de ratos” da autoria de Ana Rita Janeiro que é contada a partir de uma criação artística, uma casinha de madeira cheia de surpresas, que se revelou um grande sucesso seguido de oficina pela autora que é artista plástica. Esta iniciativa é dirigida a famílias com crianças dos 3 aos 10 anos.

No período da tarde, às 16h00, terá lugar a apresentação de autor Américo Brás Carlos com a obra literária “O riso dos dias: o 25 de abril, Angola 1974-1975 e três histórias de amor”, lançada no final do ano de 2022. Esta apresentação terá lugar nas instalações na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja.

Por último, no sábado, dia 25, pelas 10h30, terá lugar a iniciativa “Contos e Relatos Latinos Americanos”, que será dinamizado por Marilyn Molina, destinada a famílias com crianças dos 6 aos 12 anos. Esta iniciativa tem como objetivo difundir a cultura latino-americana, dar a conhecer por relatos diretos, histórias e figuras conhecidas a nível mundial os hábitos e costumes de vários países de língua espanhola. Esta sessão versará sobre a Argentina e terá como tema biografias.

As atividades a decorrer na Biblioteca Municipal são de entrada gratuita, mas de inscrição obrigatória. Poderá fazer a sua inscrição através do email biblioazb@cm-azambuja.pt  e através do 263 400 485 ou através do Facebook da Rede de Bibliotecas.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM