Regional

“Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica” para degustar em Aveiras de Cima

Aveiras de Cima volta a receber o evento “Do Torricado à Lapardana – Uma viagem Gastronómica”, que se irá realizar nos dias 11 e 12 de março, no Mercado Diário de Aveiras de Cima, integrado na marca “Azambuja Terras do Torricado”.

A iniciativa é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e a Câmara Municipal de Azambuja.

À semelhança dos anos anteriores, o mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos do “antigamente”, com destaque para o célebre Torricado. Mas vai além da gastronomia, indo ao encontro dos seus fundadores, a população mais antiga e mais humilde da freguesia de Aveiras de Cima, nomeadamente os habitantes dos “Casais” que a rodeiam. Algumas dessas pessoas irão confecionar estas iguarias ao vivo, como eram preparados antigamente, revelando histórias do seu passado, transmitindo um testemunho para as novas gerações e partilhando este conhecimento quase em vias de extinção na sociedade atual.

O recinto abre dia 11 de março  às 18h00. Às 19h00 haverá animação com o grupo “Acousticnote” e o encerramento será às 02h00.

No último dia, domingo, dia 12, a abertura do recinto ocorre às 12h00, com a animação do Djaoke Tiago F. O recinto continuará a ser animado ao longo da tarde, onde contará coma a atuação da Bandinha da Filarmónica de Aveiras de Cima, seguindo-se novamente a atuação do Djaoke Tiago F. O recinto encerrará às 19h00.

Esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRAS DO TORRICADO”, lançada pelo Município de Azambuja em outubro de 2018 para promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM