País Regional

Bombeiros portugueses de regresso após ajuda no Chile

Aterraram ontem, no Terminal Militar de Figo Maduro, em Lisboa, os 144 elementos de corporações de Bombeiros portuguesas – incluindo um dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, um dos Bombeiros Voluntários de Benavente e nove de restantes corporações do distrito de Santárem – que se encontravam em missão de ajuda no Chile, devido aos vastos incêndios.

Segundo declarações à Agência Lusa, o chefe da missão da Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Mário Silvestre, afirma que os operacionais estiveram “empenhados até ao último dia”, mesmo após as autoridades chilenas terem pedido à FOCON – composta por bombeiros, militares da GNR e pessoal médico – para prolongar a sua missão na província chilena de Concepción por mais três dias.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, recebeu os 144 elementos no aeroporto e sublinhou que se tratou da “maior força da União Europeia a apoiar o Chile”. Marcelo Rebelo de Sousa não esteve presente na chegada, mas pediu para transmitir que irá receber o contingente português, em Belém.

A missão durou 17 dias em solo chileno. Para além de Portugal, Espanha e França também enviaram equipas para ajudar.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM