Regional

Guerra na Ucrânia escala na Assembleia Municipal de Benavente

Foto: Antena 1

A Assembleia Municipal de Benavente decorreu esta terça-feira, tendo não sido terminada e adiada possivelmente para a próxima semana.

A Assembleia constituída pela CDU, PSD, PS, CHEGA e CIMB ainda antes do período da ordem de trabalhos, discutiram assuntos a nível do município como também da esfera nacional e internacional.

O Partido Socialista apresentou uma moção em modo voto de louvor ao Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenando a invasão russa ao território ucraniano.

A moção apresentada pelo PS, na votação foi aprovada por maioria, sendo que, as abstenções vieram da bancada da CDU.

A CDU apresentou a seguir um voto de condenação da escalada de confrontação e guerra e de exigência da paz, ao que a bancada municipal do PSD, na voz de Nádia Matos, referiu que o voto de condenação apresentada pela CDU não concorda com a posição política do PCP, tornando-se “dúbia”.

De seguida teve a palavra Cristina Brandão, eleita pelo partido do Chega, referindo que não sabe se a bancada da CDU «quiseram fazer um voto de condenação à escalada da confrontação da guerra ou se foi um voto de condenação aos Estados Unidos (da América) e à NATO».

Ainda pelo partido do CHEGA, Paulo Cardoso, relembrou que antes das últimas eleições legislativas a bancada parlamentar do PCP eram 15 e de que momento são seis e «também tinham a maioria neste município e que agora também não a têm, tirem as vossas ilações», referente à posição do partido à Guerra na Ucrânia.

Mário Pereira, do grupo municipal da CDU, disse estar surpreendido com a intervenção do PSD que «diz que vai votar contra, embora concorde com o texto, não é a versão oficial do PCP, partido que este grupo municipal não representa, de todo. Este grupo municipal chama-se CDU que é constituído por elementos do PCP, e também dos Verdes e Independentes».

Rui Feijoca, do PSD, também usou da palavra para intervir relativamente a este assunto, em que Mário Pereira refere que o Partido Comunista faz parte da CDU, «é verdade, é uma realidade quando convém, convém separar quando vos interessa separar, convém estar tudo junto no mesmo pote quando faz jeito». O eleito pelo PSD disse ainda que «qualquer um de nós condenada a guerra da Ucrânia e da Rússia, qualquer um de nós assume que o invasor é a Rússia».

O voto de condenação foi reprovado com votos contra do PSD, PS, CHEGA e CIMB, com votos a favor apenas da bancada da CDU.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: