Mundo

Confederação classifica crimes contra empresários como travão

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) classificou hoje os crimes contra empresários como um travão ao investimento, três dias depois de o presidente da organização, Agostinho Vuma, ter sido alvejado em Maputo.

Convidamos toda a sociedade para um repúdio profundo a este clima de terror que é implantado na nossa sociedade por indivíduos despidos de escrúpulos e do mais simples sentido de sociedade”, declarou Álvaro Massingue, empresário e vice-presidente da CTA, apresentado hoje como líder temporário da organização.

“Este crime bárbaro acontece num tempo em que se multiplicam raptos e sequestros de agentes económicos no nosso país”, acrescentou, em conferência de imprensa.

Massingue avançou que vai manter a determinação de Agostinho Vuma na implementação do plano estratégico da CTA e das ações inscritas na resposta aos desafios colocados pela pandemia de covid-19.

Agostinho Vuma encontra-se estável e a polícia continua a trabalhar para encontrar os autores do atentado, disse na mesma conferência de imprensa o presidente da mesa da assembleia-geral da CTA, Rui Monteiro.

“Ninguém sabe qual foi a motivação deste crime, as autoridades competentes continuam a encetar todas as devidas diligências para a neutralização dos autores deste crime, para o seu esclarecimento e responsabilização“, sublinhou.

Agostinho Vuma foi intercetado por duas pessoas armadas pelas 15:00 (14:00 em Lisboa) de sábado no edifício do seu escritório, na Avenida Josina Machel, junto à baixa de Maputo.

O empresário de 44 anos foi eleito presidente da CTA em maio de 2017. É deputado da Frelimo (partido no poder) na Assembleia da República de Moçambique, eleito desde 2015 pelo círculo eleitoral de Gaza, sul do país.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM