Destaques Regional

«A ARCAS continua nossa» reitera o presidente da associação

Decorreu esta quinta-feira, 28 de março, uma conferência de imprensa da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS), sobre a venda do pavilhão da associação à Câmara Municipal de Benavente, após várias críticas nas redes sociais.

No passado dia 21 de março foi realizada a assembleia da ARCAS em que o único ponto era a votação da venda do pavilhão à Câmara de Benavente. A votação foi aprovada por unanimidade apenas pelos 16 sócios, em mais de 400, presentes da associação.

Após esta decisão por unanimidade, uma “chuva de críticas” invadiu as redes sociais, sobretudo, críticas pela venda à Câmara de Benavente que se tornariam “donos disto tudo”.

A conferência de imprensa veio esclarecer os motivos da venda. O presidente da ARCAS, Rúben Vicente, e dois elementos da associação, Bruno Santos e Rúben Lourenço, esclareceram que foi apresentada uma queixa anónima às finanças, em 2019, relativamente ao ano de 2016, e feita uma auditoria à associação, em que não foi encontrada nenhuma ilegalidade neste setor. A mesma auditoria encontrou que os estatutos da ARCAS não se encontravam conforme o que praticavam, visto que, inicialmente, a ARCAS tinha sido fundada para dar apoio a esta mesma rádio, a IRIS FM, estando ligada às telecomunicações. Hoje os estatutos já estão conforme as práticas da associação.

Para além dos estatutos, a auditoria também comprovou que o pavilhão da ARCAS não se encontrava legalizado, mas hoje já se encontra legalizado também.

Tudo isto, levou desde 2020, a que a ARCAS paga-se uma dívida\multa de mais de 30 mil euros, faltando agora pagar cerca de 5 mil euros, o que pode levar a mais um ano para saldar a dívida\multa.

Segundo a associação, a venda do pavilhão à Câmara de Benavente, por 65 mil euros, veio ajudar e não prejudicar a associação, visto que, necessita urgentemente de obras: um telhado novo, um portão novo e saídas de emergência, algo que associação sozinha não conseguia suportar. Rúben Vicente reiterou que a «ARCAS continua nossa e irá continuar sempre nossa. A gente não vai deixar perder a ARCAS para ninguém. Simplesmente vamos ganhar qualidade».

A Câmara Municipal de Benavente assume a responsabilidade das obras e o dinheiro da compra do pavilhão fica para a associação, segundo Rúben Vicente, «até haver direções da ARCAS, não irá haver outra gestão deste pavilhão».

Pode ver a conferência aqui: https://fb.watch/r5IJ6Be_Ku/

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM