Cultura

Câmara de Vila Franca de Xira entrega 19 prémios para o Teatro Amador

Decorreu no dia 24 de Março a entrega do Prémio de Teatro “Mário Rui Gonçalves”, instituído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

É um momento cultural onde se faz o reconhecimento público do trabalho dos grupos de teatro amador e se presta homenagem ao encenador e ator Mário Rui Gonçalves.

A 10º edição contou com a participação de 12 Grupos de Teatro de Amadores, com sede na Área Metropolitana de Lisboa.

A cerimónia da entrega do Prémio Municipal de Teatro “Mário Rui Gonçalves” teve lugar no no auditório do Museu Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.

Além do prémio principal com o valor de 2.500 € e que é atribuído ao “Melhor Espetáculo”, são entregues troféus e diplomas aos vencedores das várias categorias.

Na edição 2023 foram estes os vencedores:

Prémio Melhor Sonoplastia:

Para Renato Domingues pela música original apresentada no espetáculo Num Corte de Asas, texto de Daniel Gonçalves, Kaddy Xavier, Sara Mendes, a partir de Grounded de George Brant apresentado pelo Re/Criar Teatro do Grémio Dramático Povoense.

Menção Honrosa para Sonoplastia: 

Para Pedro Gil pelas ambiências sonoras criadas para o espetáculo O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Prémio Melhor Luminotecnia: 

Para Paulo Nunes pela iluminação do espetáculo O Verdadeiro Oeste, texto de Sam Shepard apresentado pelo Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria – GITT.

Menções Honrosas para Luminotecnia: 

Para Dora Bernardo pela iluminação do espetáculo Luiza, texto de Dora Bernardo, apresentado pelo GTFUL – Grupo de Teatro dos Funcionários da Universidade de Lisboa.

Para Daniel Gonçalves pela iluminação do espetáculo Num Corte de Asas, texto de Daniel Gonçalves, Kaddy Xavier, Sara Mendes, a partir de Grounded de George Brant apresentado pelo Re/Criar Teatro do Grémio Dramático Povoense.

Prémio Melhor Guarda-Roupa:

Para Joana Salgueira pelo seu trabalho nos figurinos apresentados no espetáculo Num Corte de Asas, texto de Daniel Gonçalves, Kaddy Xavier, Sara Mendes, a partir de Grounded de George Brant apresentado pelo Re/Criar Teatro do Grémio Dramático Povoense.

Menção Honrosa para Guarda-Roupa:

Para o Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria – GITT pelos figurinos apresentados no espetáculo O Verdadeiro Oeste, texto de Sam Shepard apresentado pelo Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria – GITT.

Prémio Melhor Cenografia:

Para Pedro Gil/GTIST pelo seu trabalho cenográfico no espetáculo O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Menção Honrosa para Cenografia: 

Para Dora Bernardo pelo seu trabalho no espetáculo Luiza, texto de Dora Bernardo, apresentado pelo Grupo de Teatro dos Funcionários da Universidade de Lisboa – GTFUL.

Prémio Melhor Interpretação Feminina (ex-aequo):

Para Inês Silva pela sua interpretação no espetáculo O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Para Kaddy Xavier pela sua interpretação no espetáculo Num Corte de Asas, texto de Daniel Gonçalves, Kaddy Xavier, Sara Mendes, a partir de Grounded de George Brant apresentado pelo Re/Criar Teatro do Grémio Dramático Povoense.

Menções Honrosas para “Interpretação Feminina”:

Para Anabela Caetano, pela sua prestação no espetáculo O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Para Carolina Moncada, pela sua prestação no espetáculo O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Prémio Melhor Interpretação Masculina: 

Para José Miguel Santos pela sua interpretação no espetáculo O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Menção Honrosa para Interpretação Masculina:

Para Adriano Mendes, pelo seu desempenho no espetáculo O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Prémio Melhor Encenação:

Para Pedro Gil pela encenação do espetáculo O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Menção Honrosa para Melhor Encenação:

Para Dora Bernardo pela encenação do espetáculo Luiza, texto de Dora Bernardo, apresentado pelo Grupo de Teatro dos Funcionários da Universidade de Lisboa – GTFUL.

Melhor Espetáculo: 

Para O Servidor de Dois Amos, texto de Carlo Goldoni, com encenação de Pedro Gil, apresentado pelo Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico – GTIST.

Menção Honrosa para Melhor Espetáculo:

Para O Verdadeiro Oeste, texto de Sam Shepard, com encenação de Vítor Mio, apresentado pelo Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria – GITT.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM