Regional

Vão ser realizadas obras na Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, num valor de 22 milhões de euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai reabilitar e reforçar a Ponte Marechal Carmona sobre o Rio Tejo, na Estrada Nacional 10, que liga Porto Alto (Samora Correia) a Vila Franca de Xira, num investimento de 22 milhões de euros, através de concurso público.

«A concretização deste investimento irá assegurar a reabilitação e reforço estrutural da Ponte Marechal Carmona, inaugurada em 1951, prolongar a sua vida útil e aumentar os níveis de capacidade e segurança estrutural, adequando às exigências regulamentares atualmente em vigor, nomeadamente, em relação à resistência de ação sísmica“, descreve a IP, em comunicado.

A IP pretende reforçar os pilares da ponte, junto à base; a substituição dos aparelhos de apoio nos pilares-parede, encontros e pilares marginais por novos apoios de isolamento sísmico; além da substituição das juntas de dilatação do tabuleiro, para acomodar os deslocamentos sísmicos.

A introdução de amortecedores entre o tabuleiro e os pilares marginais, assim como a reparação de zonas danificadas do betão, além de melhorias dos sistemas de recolha e drenagem da água nas juntas de dilatação do tabuleiro também fazem parte da empreitada, segundo a IP. Para além disto, está prevista a execução de impermeabilização e repavimentação do tabuleiro, bem como a proteção geral e tratamento local das estruturas metálicas.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM