Destaques País

Câmara Municipal de Lisboa aprova por unanimidade adesão à AMPV

O executivo da Câmara Municipal de Lisboa aprovou na quarta-feira, 14 de fevereiro, por unanimidade, a proposta de adesão à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

Esta decisão do executivo municipal deixa muito satisfeito o secretário-geral da AMPV, José Arruda, que revela «que fazia todo o sentido ter entre os nossos associados o município de Lisboa, por várias razões. Porque Lisboa é uma das poucas capitais do mundo que tem uma grande região vitivinícola com o seu nome; porque a região vitivinícola de Lisboa é uma das maiores do país em termos de área de vinha e de produção de vinho; porque a cidade assume-se cada vez mais como o ponto de partida para conhecer a diversidade dos vinhos de toda a região e até do país; e, porque é a capital de Portugal, um país com uma economia, cultura e identidade histórica fortemente associadas ao vinho e que está entre os melhores destinos enoturísticos do mundo».

A AMPV é constituída atualmente por 130 municípios associados, estando próxima de representar metade do total dos municípios portugueses.

A associação desenvolve projetos e atividades de interesse comum na promoção da tradição vitivinícola e do enoturismo e está presente em todas as regiões vitivinícolas portuguesas, sendo que os seus objetivos estratégicos se centram na valorização do potencial endógeno dos territórios.

Dos principais projetos que desenvolve atualmente, destaque para a Cidade do Vinho, concurso enológico nacional “Cidades do Vinho”, Concurso Nacional da Canção Rural, eleição nacional da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal e Rede de Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras de Portugal.

Mantém estreitas parcerias com associações internacionais como a RECEVIN – Rede Europeia da Cidade do Vinho (com cerca de 700 cidades europeias aderentes), AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, “Iter Vitis” – Caminhos Culturais do Conselho da Europa, RETECORK – Rede Europeia dos Territórios Corticeiros e “In Rural Europe”, que integra parceiros de Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia.

Nacionalmente, é parceira da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, ATA – Associação do Turismo de Aldeia, Federação Portuguesa do Turismo Rural ou PORVID – Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM