Desporto Destaques País Regional Sociedade

O primeiro “track day” de motocross do ano e a controvérsia das eléctricas

Realizou-se este domingo o primeiro track day de motocross na Pista Eco Parque da Serra S. Julião – Carvoeira, Torres Vedras.

Com o Campeonato à porta, os pilotos marcaram presença em grande numero, nas mais diversas categorias.

Ricardo Ayres, o veterano dos campeonatos regionais mostrou estar em forma para a época de 2024

A primeira prova do Campeonato Regional de Motocross MX Ribatejo está agendada para dia 25 de Fevereiro, também na referida pista, localizada na zona Oeste.

Como novidade e alguma controvérsia, assistimos à participação de pilotos já utilizando motas eléctricas, impedidas pela Federação de Motociclismo Portuguesa (FMP), onde está inserida a Comissão de Motocross, de participar nos campeonatos, segundo a mesma, por falta de condições de logística e formação ainda não adquirida até ao momento.

Duas das eléctricas que participaram nos treinos de domingo

Num comunicado enviado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) pode ler-se que a mesma não impõe qualquer proibição à participação desta nova gama de motas, deixando essa decisão para cada organização.

Já no mês de Dezembro de 2023, um organizador de um dos campeonatos regionais de motocross, havia feito uma publicação, na rede social facebook, onde informava os pilotos que proibia a participação de eléctricas.

A IRIS FM chegou à conversa com o mesmo, que reiterou essa sua opinião, no entanto, essa proibição diz apenas respeito à sua equipa e não às restantes, uma vez que não é membro da presidência da federação.

A FMP não se tinha pronunciado sobre o assunto até quarta-feira passada, dia em que solicitámos esclarecimentos ao presidente, mas até ao momento não obtivemos qualquer resposta ao nosso mail, reforçado com um telefonema directamente para o seu telemóvel, afirmando que ia responder o mais rápido possível, considerando o responsável que não há forma de proibir, mas que nenhuma organização é obrigada a permitir.

A IRIS FM tem em sua posse todos os comunicados da FIM, depoimentos de pilotos e de federações de outros países onde estas motas já são utilizadas sem quaisquer constrangimentos, para esclarecer todos os que já adquiriram este novo equipamento ou interessados que o pretendam fazer.

Os desenvolvimentos em breve.

 

Fotos: Hugo David Photos: https://www.facebook.com/profile.php?id=100063531693946

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM