País

Enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira em greve dia 8 de fevereiro

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses emitiu um comunicado a anunciar a greve dos enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira, dia 8 de fevereiro, nos turnos da manhã e da tarde.

«A carência de enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira é uma realidade evidente. Esta situação levou, não só, à redução de enfermeiros por turno, pondo em causa a qualidade dos cuidados prestados pela instituição, como levou à realização de trabalho extraordinário programado, acumulação de dezenas de feriados não gozados, redução de folgas, aumento do ritmo de trabalho e mantendo, na maioria dos serviços, as 12 horas como período normal de trabalho», lê-se no comunicado.

Os enfermeiros exigem:

  • contabilização de todos os pontos/anos de serviço no SNS para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada, nomeadamente os anos com contrato com vínculo precário e tempo trabalhado noutras instituições;
  • transição de todos os enfermeiros especialistas para a respetiva categoria;
  • A urgente contratação de mais enfermeiros para dar resposta às necessidades;
  • regulação dos horários de trabalho, aplicando as 35 horas de trabalho por semana, a todos os enfermeiros, permitindo conciliar a vida profissional com a vida pessoal.

 

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: