Cultura Regional

Clube UNESCO Memoriamedia abre na Merceana (Alenquer) com missão de preservar tradições

O Clube UNESCO Memoriamedia abriu portas em Aldeia Galega da Merceana, Alenquer, na última sexta-feira, 12 de Janeiro, com vontade de mostrar as tradições locais e recuperar até as que podem estar esquecidas ou em vias de extinção.

Na Rua do Picão, nº 3, 1º andar, estão já duas exposições que puderam ser vistas durante a inauguração pelos cerca de 40 convidados que encheram o espaço reabilitado recentemente: “Património Cultural Imaterial de Portugal”, da autoria da Comissão Nacional da UNESCO (para ver até 31 de março); e “O Pintar e Cantar dos Reis de Alenquer”, responsabilidade autoral da Memória Imaterial (patente até 12 de julho).

O pontapé de saída oficial deu-se com a assinatura do protocolo de entendimento deste ponto de convergência cultural no concelho entre as três entidades que levaram à abertura do espaço: a Câmara Municipal de Alenquer, a Comissão Nacional da UNESCO e a Memória Imaterial Cooperativa Cultural. José Barbieri, em representação desta última que será a entidade coordenadora do novo clube, endereçou aos presentes a vontade de começar a trabalhar. “Quero muito agradecer, primeiramente, o apoio que a Câmara Municipal nos deu em tempo recorde para termos este espaço pronto e habitável. Queríamos agradecer à UNESCO pelo facto de nos ter acolhido nesta família. É uma rede que se pretende muito inclusiva e ligada às populações locais. Queremos aproveitar para criar este centro e usá-lo para um diálogo constante com os praticantes e os detentores ligados ao Património Cultural Imaterial. Eles são aquilo que importa no meio disto tudo. Temos o privilégio de poder trabalhar com grupos de investigação, o que nos dá uma possibilidade alargada de chegar às origens das manifestações”, deu conta o administrador da Memória Imaterial.

Pedro Folgado, autarca do Município de Alenquer, aludiu à disponibilidade do concelho em manter vivas as tradições e revelou que está em estudo candidatar outras tradições a Património Cultural Imaterial nacional, depois desse mesmo feito ter sido alcançado pelo Pintar e Cantar dos Reis em 2021. “Considero muito importante esta identidade de um povo que há muitos anos a vai construindo e muito vai fazendo para que o património não morra. Isso é um trabalho permanente. Sozinhos teria sido mais difícil trilharmos esse caminho e a ajuda da Memoriamaterial tem sido importante para nós. Agradecemos o vosso envolvimento nestes processos. Em rede, em conjunto, vamos mais longe. Há uma clara vantagem em estabelecer parcerias que podem proporcionar o conhecimento do património existente. Queremos divulgar o que há de bom no concelho de Alenquer”, esclareceu o edil, reforçando a existência de um “património riquíssimo de vários âmbitos” presente neste concelho às portas de Lisboa.

Já Rita Brasil de Brito, Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, deu conta do empenho de Alenquer em passar a contar com o mais recente Clube UNESCO Memoriamedia da rede. “Este protocolo vai potenciar o trabalho dentro de um dos membros da família UNESCO. A UNESCO é uma organização integrante das Nações Unidas que procura promover a paz e a cooperação entre os povos através da cultura, da educação, da ciência e da comunicação. Acho que não há melhor chave para a paz do que esta: envolver parcerias diferentes com os municípios, através de redes como são o caso das Cidades Criativas ou as Cidades de Aprendizagem, com as escolas, com as universidades, com as bibliotecas, os geoparques, entre outros. Há um trabalho com as comunidades e com as associações e aqui estamos a celebrar um protocolo de um clube que é um gancho da sociedade civil. É o que se pretende com os Clubes UNESCO”, constatou a responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. “Isto não é uma chancela só com um nome. Há trabalho revelado já e falo das duas exposições patentes. A ideia é que este tipo de clubes desenvolvam atividades e que as concretizem”, acrescentou.

Na segunda parte do evento de apresentação do clube, teve lugar uma mesa redonda, moderada por Filomena Sousa (Memoriamedia), com o tema ‘A Tradição somos nós – a salvaguarda do Património Cultural Imaterial’, discutida por representantes do Pintar e Cantar dos Reis (Cátia Simões), da gaita de foles (Tiago Morais) e da uvada (Eusébio Marques).

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM