Regional Sociedade

Alenquer é ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’ pela preocupação com as pessoas

Entrega de bandeiras as autarquias familiarmente responsaveis, em Coimbra.

Alenquer é ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’ pela preocupação com as pessoas

A Câmara Municipal de Alenquer recebeu uma vez mais a distinção ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’ atribuída pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Esta é a oitava ocasião em que o município é galardoado pelas boas práticas adotadas primordialmente no campo da Ação Social, tendo sido premiado entre 2015 e 2018 e está agora, de forma consecutiva, a ver a atividade distinguida desde o ano 2020.

A chefe da Divisão de Desenvolvimento Social do município, Tânia Esteves, acolheu esta honra por Alenquer na gala que teve lugar em Coimbra e onde foram destacados um total de 108 municípios com a entrega da bandeira respetiva referente ao trabalho efetuado em 2023.

Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro da Ação Social, vincou o caráter “normal” pelo novo galardão recebido uma vez que o trabalho é sempre arquitetado em prol das pessoas e dos que mais precisam. “Este é um reconhecimento das políticas públicas que desenvolvemos de há uns anos a esta parte na sua ação social junto dos munícipes, considerando os projetos que temos em várias áreas, da Educação à Ação Social e na própria área da Saúde. Tudo congregado, temos sido reconhecidos durante oito anos”, fundamentou o autarca que explicitou uma das medidas mais recentes: o apoio à compra de medicamentos para munícipes com doença crónica e com carência socioeconómica. “O impacto que esta medida teve é bastante grande. O valor alocado há dois anos rondou os 52 mil euros, no último ano foram gastos quase 100 mil euros só para apoiarmos as pessoas na compra dos medicamentos. Não ficamos apenas por aí porque temos apoios de tarifa social ou a famílias numerosas [n.d.r. com três ou mais filhos]. Tudo somado, é normal que o município seja reconhecido”, reiterou Paulo Franco.

Se precisa de ajuda ou está disposto(a) a ajudar, consulte aqui as várias iniciativas levadas a cabo todos os dias em território alenquerense.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM