Cultura

Pintar e Cantar dos Reis em Alenquer

A tradição Pintar e Cantar dos Reis volta a celebrar-se no arranque de 2024, na noite de 5 para 6 de Janeiro, como manda a tradição em Alenquer.

Com origens medievais, esta manifestação cultural e social que já é Património Cultural Imaterial vai contar neste novo ano com um roteiro noturno dedicado e pensado pelo Município de Alenquer.

O ponto de encontro acontece no dia 5, às 22 horas, na Praça Luís de Camões.

Depois, através de uma viagem gratuita de autocarro, vão ser percorridos vários pontos deste concelho, cantando, pintando e convivendo ao mesmo tempo.

Este programa itinerante está disponível mediante inscrição online.

No dia 7 de Janeiro, pelas 15h30, o Museu João Mário acolhe um Encontro de Reis e Reiseiros e prolonga a celebração de uma tradição tão alenquerense, encerrando a extensa programação do ‘Alenquer, Presépio de Portugal’ da melhor maneira.

No mês de Outubro de 2023, a Direção-Geral do Património Cultural entregou à Câmara Municipal de Alenquer a distinção referente a manifestações constantes no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Refira-se que o Pintar e Cantar dos Reis está inscrito como património nacional em Diário da República desde 16 de Julho de 2021.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: