Destaques País Regional Saúde Sociedade

Moção – Contra a reorganização dos serviços de saúde no Concelho de Loures

No dia 7 de Novembro foi publicado um Decreto-Lei, que estabelece a reorganização dos serviços de saúde no país.

No que diz respeito ao concelho de Loures, este fica dividido literalmente em dois, entre as Unidades Locais de Saúde Loures-Odivelas, a qual vai servir a zona norte do concelho, e de S. José, a qual vai servir a zona oriental.

A partir do dia 1 de Janeiro de 2024, os utentes de Camarate, Unhos e Apelação vão deixar de ser servidos pelo Hospital Beatriz Ângelo e passam a pertencer ao Hospital de São José, sendo obrigatório que a população se dirija para este em caso de Urgência.

Os utentes das freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela deixam de ter como hospital de referência Santa Maria e passam igualmente para S. José.

Estas alterações obrigam utentes e meios de socorro a deslocações mais demoradas e menos eficazes para o centro da cidade de Lisboa, muitas vezes em plena “hora de ponta”, levando a maiores dificuldades no acesso aos serviços hospitalares.

Face ao exposto, os vereadores da CDU propõem que a Câmara Municipal de Loures, reunida a 13 de Dezembro de 2023 delibere:

1.Apresentar o mais veemente protesto junto do Ministério da Saúde, da Direção Nacional do SNS, Primeiro Ministro e Assembleia da República por esta decisão arbitrária e administrativa sem que tenham sido ouvidos quem mais perto está da população;

2. Exigir a reversão desta medida mantendo a população de Camarate, Unhos e Apelação a ter como hospital de referência o Hospital Beatriz Ângelo;

3. Exigir que o Hospital de Santa Maria se mantenha como hospital de referência para as populações das freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela como até aqui e avaliar com as populações das restantes freguesias da zona oriental a continuidade do Hospital de São José como Hospital de referência;

4. Exigir o adequado investimento financeiro e humano nos Hospitais Beatriz Ângelo, Santa Maria e São José, o qual permita repor o normal funcionamento das urgências e das restantes respostas hospitalares em todas as áreas.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM