Regional Sociedade

A Codorniz é rainha em Alenquer

Em Novembro, a Codorniz, é “símbolo de Alenquer”

 

Está de volta mais uma mostra gastronómica cuja rainha é a codorniz.

Em 2023, o Município de Alenquer reforçou o programa e de 15 passaram a 19 os dias nos quais poderá deliciar-se com uma ave de excelência que continua a marcar presença em territórios do concelho.

A açorda de codorniz, o torricado de codorniz, os ovos rotos de codorniz, a cabidela de codorniz, o caril de codorniz, a caldeirada de codorniz, o pica-pau de codorniz, o escabeche de codorniz, a canja de codorniz, o risotto de codorniz. Seja ela grelhada, guisada, frita ou à brás, a codorniz sabe bem de qualquer maneira!

De 1 a 19 de Novembro, pode provar esta iguaria confecionada de uma multiplicidade de formas.

Mas não só… “Um vinho de Alenquer e a codorniz de Alenquer são a combinação perfeita para uma refeição perfeita e surpreendente para o palato”, convidou a vereadora Cláudia Luís.

A qualidade não está apenas patente no prato. Os restaurantes do concelho farão uma harmonização entre a comida e os vinhos da região, vários possuidores de distinções internacionais, de forma a que o repasto não seja menos do que extraordinário.

“Em cada ano, temos um vinho de um produtor diferente, cujo apuramento resulta do Concurso de Vinhos de Alenquer em que um dos critérios é mesmo a harmonização com o prato de codorniz. Este ano o vinho vencedor é o tinto Quinta Monte D´Oiro 2020′”, aferiu a responsável pelo pelouro da cultura, tentando todos os interessados a experimentar ou a matar saudades da codorniz, até porque todas as edições apresentam surpresas. A de 2023 não será exceção.

“A cada ano que passa a novidade é sempre a codorniz e a forma como esta é cozinhada. Os restaurantes aderentes conseguem sempre surpreender-nos pelos pratos que apresentam e pelo empenho que colocam na confeção do produto. Esta mostra é um bocadinho mais alargada considerando que contemplámos mais fins de semana para quem nos quiser visitar ter a oportunidade de provar a codorniz. Queremos acreditar que ela já se tornou um símbolo de Alenquer e queremos reforçar ainda mais esse símbolo com a criação da Confraria da Codorniz, dando-lhe o valor que esta nobre carne merece, enaltecendo-a”, sublinhou Cláudia Luís.

A partir de hoje, 13 de Outubro, e até 27 de Outubro, estão abertas as inscrições para os restaurantes que pretendam estar presentes na edição da ‘Quinzena da Codorniz’, levada a cabo em parceria com a Interaves.

Os interessados poderão fazer a inscrição enviando-a por email ou deslocando-se ao balcão da Biblioteca Municipal.

Todos os restaurantes aderentes serão galardoados pelo município com um certificado de participação numa cerimónia que terá lugar nos Paços do Concelho, a 20 de Novembro.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM