Regional Sociedade

Município de Alenquer distinguido como empregador inclusivo

Município de Alenquer distinguido como empregador inclusivo

O município de Alenquer foi reconhecido enquanto entidade empregadora inclusiva, tendo recebido a distinção “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”. A Marca Entidade Empregadora Inclusiva é uma iniciativa promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), atribuída de dois em dois anos, que visa promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

O prémio distinguiu, nesta sua 4.ª edição, 54 entidades, com critérios de seleção baseados na verificação de evidências no domínio do recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; da manutenção e retoma do emprego; das acessibilidades; e do serviço e relação com a comunidade. O município de Alenquer emprega 30 funcionários/as com deficiência, representando estes 4,67% de todos/as os/as trabalhadores/as, dados do balanço social de 2022 deste município.

Para o presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado, esta distinção consolida o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município através da implementação de políticas e de ações relativamente às pessoas com deficiência, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho inclusivo que integre a diferença e que seja acessível em termos físicos e de comunicação. A valorização, disseminação e exemplificação destas práticas de gestão que integram a diferença permite criar e desenvolver um mercado de trabalho aberto e inclusivo, que favorece a inclusão de pessoas com deficiência a par com a plena satisfação dos objetivos organizacionais. Pedro Folgado reage a esta distinção afirmando que a Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2023 “reconhece este trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e motiva-nos a continuar empenhados a melhorar todos estes processos relacionados com esta matéria”.

Este município fomenta e apoia várias iniciativas que sublinham a inclusão social, como a Missão Emprego, o Protocolo de Nova Geração – Igualdade e Não Discriminação, o Campeonato Nacional de Boccia Jovem 2022, as salas de Estimulação Sensorial – Snoezelen, o projeto RH Saudável, entre outros, promovendo a inserção social das pessoas com deficiência, contando com algumas parcerias (públicas e privadas) para o efeito.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM