Educação Regional Sociedade

Vila Franca de Xira: Presidente da Câmara e Ministro da Educação inauguram Escola Básica do Cabo de Vialonga no arranque do ano letivo

As obras de requalificação e ampliação da Escola Básica do Cabo de Vialonga foram inauguradas no dia 12 de setembro, no âmbito do arranque oficial do novo ano letivo 2023/2024. Após uma profunda intervenção e um investimento de 2,5 milhões de euros, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, afirmou na ocasião que esta «é uma escola praticamente nova, com mais valências, espaços desportivos e mais qualidade». Presentes estiveram também o Ministro da Educação, Professor Doutor João Costa e o Secretário de Estado da Educação, Professor António Leite.

O líder do Executivo Vila-Franquense, reiterou ainda que a Autarquia «está fortemente empenhada nesta área da Educação com investimentos significativos nas infraestruturas quer do pré-escolar, quer do 1.º ciclo, sendo as suas responsabilidades e competências diretas».

No seguimento deste compromisso em especial e de dotar a comunidade escolar das melhores condições de ensino e de aprendizagem, o Presidente da Câmara promoveu, após o momento inaugural, uma visita de trabalho à Escola Básica e Secundária de Vialonga, para a qual se juntaram o Ministro da Educação e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

O Presidente da Câmara Municipal recordou o acordo de cooperação técnica, estabelecido em 2018, com o Ministério da Educação, para o desenvolvimento das diversas fases do projeto de execução da requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Vialonga. Sublinhou ainda que a Autarquia deu seguimento ao acordado e que «temos neste momento o projeto absolutamente feito, havendo todas as condições para poder lançar o concurso para a obra, estando a aguardar que abram os avisos de financiamento para podermos avançar».

O responsável pela pasta da Educação no Governo afirmou que a intervenção “vai mesmo acontecer”, relevando o trabalho já realizado pela Autarquia, adiantando ainda que a obra se enquadra numa intervenção muito urgente, incluída na lista de prioridade no âmbito do acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo. A intervenção envolve um investimento de perto de 12 milhões de euros.

O total do investimento foi de 2,5 milhões de euros: do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER da União Europeia, 1 milhão de euros e Câmara Municipal, 1,5 milhões de euros

A ampliação e requalificação melhorou as condições de ensino/aprendizagem, aumentou a capacidade em cerca de 90 alunos do 1.º ciclo e em cerca de 50 alunos do pré-escolar, permitindo assim dar uma resposta a cerca de 350 estudantes.

Foram garantidas as condições de acesso a pessoas de mobilidade reduzida e aquelas referentes ao conforto térmico. No exterior foi criado um recreio/parque infantil para o ensino Pré-Escolar e um campo de jogos, para os alunos do 1.º ciclo.

É constituída por:

– 2 pisos:

– 2 salas de ensino Pré-Escolar;

– 12 salas de aula para o 1.º ciclo de ensino (passou de 9 para 12);

– “Sala do Futuro”, dotada de equipamento para potenciar contextos de ensino e aprendizagem mais enriquecedores (tablets, quadro interativo e banda larga de Internet);

– Biblioteca/centro de recursos;

– 3 salas de atividades;

– Sala de docentes;

– Sala polivalente;

– Refeitório e copa;

– Sala do pessoal não docente;

– Gabinete médico/enfermaria e lavandaria;

– Outras estruturas de apoio ao normal funcionamento da escola.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: