Cultura Regional Sociedade

Jornadas da Cultura em Salvaterra de Magos – Programa do segundo fim de semana

SEGUNDO FIM DE SEMANA DAS JORNADAS DE CULTURA NO CONCELHO DE SALVATERRA DE MAGOS

Os Concheiros de Muge, concertos e exposições são algumas das iniciativas que compõem a programação do segundo fim de semana das Jornadas de Cultura, que decorrem até 17 de setembro, no concelho de Salvaterra de Magos.

A manhã de sábado, 16 de setembro, inicia com o Projeto Municipal Praça ComVidano Mercado Diário de Salvaterra de Magos, pelas 10h30, com o showcooking “Gastronomia também é Cultura” pelo Chef Luís Machado.

Pelas 16h, será inaugurada, na Casa do Povo de Muge recebe, a Exposição “Nas Margens do Passado – Os Concheiros de Muge” com distribuição do nº.18 do jornal “O Mugense”. Nessa tarde, a Câmara Municipal vai lançar a 10ª edição da Revista Cultural Magos, de distribuição gratuita, cuja temática são os “160 anos da descoberta dos Concheiros de Muge (1863-2023)”.

A iniciativa vai contar também com um espetáculo musical pela violinista Natália Juskiewicz e pela fadista Teresa Tapadas acompanhadas por Guitarra Portuguesa e Viola de Fado.

Ainda no sábado (21h), em Salvaterra de Magos, no recém-inaugurado Auditório da Escola “O SÉCULO”, haverá com o Grupo Toc’Andarcomposto por António Grencho, Elias Oliveira, Manuel Monteiro, Joaquim David e o convidado especial Nuno Costa.

A visita às escavações arqueológicas no Concheiro Cabeço da Amoreira, em Muge, vai ter lugar no domingo, 17 de setembro, com concentração pelas 10h na Casa do Povo de Muge e disponibilização de transporte por parte da Câmara Municipal.

Nessa tarde, pelas 15h, o Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, acolhe a Exposição “Artes da nossa Terra” – peças em correaria de José Eugénio Pereira Caneira e o Teatro de Marionetas “Dom Roberto” e “Na Tal Estrela”, pela Companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, com distribuição gratuita de gelados.

A 10ª edição das Jornadas de Cultura conta ainda com as seguintes exposições, que se encontram patente em diferentes espaços municipais:

– Exposição de Ilustrações de Helena Simas – Galeria de Exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos – até 17 de novembro;

– Exposição “GDM: 95 anos ao serviço do Desporto em Marinhais” – Mercado de Cultura de Marinhais – até 30 de setembro;

– Exposição “No Céu, no Ar, na Terra, no Mar” – Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos – até 30 de setembro.

Programação em: www.cm-salvaterrademagos.pt

 

 

Com os melhores cumprimentos,

Márcia Augusto

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM