Regional

Porto Alto em peso na reunião da Câmara de Benavente

Decorreu esta segunda-feira a reunião pública da Câmara Municipal de Benavente, onde vários habitantes do Porto Alto, Samora Correia, prenunciaram-se sobre a questão do futuro bairro social, na Rua José Saramago, no Porto Alto.

Foram vários habitantes do Porto Alto que se deslocaram até à Câmara Municipal para procurar soluções e mostrar as suas consternações, numa situação que havia sido dita pelo Presidente da Câmara, Carlos Coutinho, que aquele local seria um futuro parque urbano, pelo menos desde janeiro de 2022.

Os moradores próximos à Rua José Saramago, e da mesma, estão preocupados com o tipo de projeto de habitação social será seguido, por existir exemplos de casas “dadas” a um número de pessoas e que se transforma num número superior, temendo pelo bem-estar. Também referiram que a localidade do Porto Alto acaba por ser esquecida pela Câmara Municipal e agora veem o parque urbano deixado um pouco para segundo plano.

Havia já sido votado favoravelmente em reunião de câmara a aquisição do terreno da Rua José Saramago para um futuro parque urbano, o qual os moradores do Porto Alto esperavam há muito tempo. Entretanto, a Câmara Municipal de Benavente decidiu também construir um bairro social, neste local, embora o executivo da câmara também tenha votado favoravelmente nos fogos de habitação sem saber o local exato para a construção, tendo sido só apresentado o nome da rua.

Durante o período antes da ordem do dia, e ainda antes da intervenção dos munícipes, Luís Feitor, do PSD, pediu um esclarecimento sobre esta situação tendo só sabido da troca de planos pela comunicação social. O eleito pelo PSD disse que em 5 de junho tinha sido apresentado na câmara a intenção de “Apresentação de candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência – Investimento RE-C02-I01 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação / Operação: “Construção de 20 fogos – Rua José Saramago, Porto Alto, Samora Correia”, ao qual foi votado por unanimidade, mas ressalva que não se sabia que seria o local exato do suposto futuro parque urbano.

A Vice-presidente da Câmara Municipal de Benavente, Catarina Vale, explicou que ainda não havia projeto do parque urbano aquando da aquisição do terreno na Rua José Saramago, mas que o parque urbano não iria ocupar o espaço todo. A Câmara Municipal já havia anunciado, em janeiro de 2022, no seu site que a mesma tinha adquirido o terreno com a projeção da construção de um parque urbano, cujo grande objetivo seria a criação de um «excelente espaço de lazer e de estar, com áreas verdes e outras atratividades». O terreno custou ao município 270.000 euros com uma área de 10.749 metros.

Os Partidos Chega, PSD e PS demonstram-se contra esta situação, ao qual tinham aprovado a compra do terreno para um fim e que agora se desdobra em dois projetos. Catarina Vale disse ainda que deviam ter perguntado o local da Rua José Saramago que iria ser construido os fogos de habitação antes de aprovarem.

Dia 16 de agosto, pelas 20h, na Sede da AREPA ficou marcada uma reunião entre a Câmara Municipal de Benavente e os habitantes do Porto Alto para se resolver esta situação.

As pessoas podem adquirir a este tipo de habitações sociais por concurso seguindo o Regulamento Municipal para Atribuição e Gestão de Habitações sociais, que o pode consultar aqui: https://www.cm-benavente.pt/downloads/acao-social/6902-regulamento-municipal-para-atribuicao-e-gestao-de-habitacoes-sociais-1 

Fique a saber mais no próximo AROMAS de sexta-feira.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM