País

Creche: Governo prevê acréscimo de 6 mil lugares por permitir mais duas vagas por sala

Foto: Tiago Petinga

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, revelou, no início de julho, que vai existir «a possibilidade de aumentar dois lugares adicionais por cada sala de creche, desde que as salas tenham área suficiente por criança que garanta a qualidade da resposta», que pode dar cerca de 6 mil vagas, já este ano letivo.

Ana Mendes Godinho informou outra medida a ser aplicada de modo a «facilitar a reconversão automática de espaços previamente dedicados à área de infância para salas de creche, desde que salvaguardadas naturalmente as questões de segurança e de conforto das crianças, bastando uma comunicação ao Instituto de Segurança Social para o efeito».

A ministra diz ainda que estas medidas não se aplicam aos berçários «pelas razões evidentes de salvaguarda da qualidade de resposta».

“Mas também porque acreditamos que é fundamental o acompanhamento das crianças pelos pais, nomeadamente com a nova medida que criámos de licença parental, que permite que a tempo parcial pai e mãe possam acompanhar a criança até um ano, desde que o façam de forma partilhada, promovendo assim uma real partilha entre homens e mulheres”, esclareceu.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM