País Saúde

Nova greve dos enfermeiros dos hospitais privados no dia 28

Portrait of nurse in mask and in uniform standing with her arms crossed and looking at camera at hospital

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), publicou hoje um comunicado prévio na imprensa que convoca a paralisação, para os enfermeiros dos hospitais privados,  no dia 28 de Julho.  

Esta greve tem como objetivo exigir que a compensação pelo horário de trabalho desfasado seja aplicável aos enfermeiros que trabalhem por turnos e à noite, e solicitar um aumento salarial para todos. 

A greve iniciará pelas 08h:00 e termina às 24h:00, e serão garantidos os serviços mínimos indispensáveis para satisfazer “necessidades sociais impreteríveis”.

Nesta greve estão incluídos os enfermeiros das instituições privadas de saúde onde são aplicáveis o contrato coletivo de trabalho estabelecido entre o SEP e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, que engloba, entre outros, o Grupo Luz Saúde, Grupo Lusíadas Saúde, Grupo CUF e Grupo Trofa Saúde.

Em março, os enfermeiros dos hospitais privados estiveram, pela primeira vez, em greve, numa paralisação também convocada pelo SEP.

Apesar de se manter inalterável o período normal de trabalho diário, o horário desfasado é aquele que permite estabelecer, serviço a serviço ou para determinado grupo ou grupos de pessoal, e sem possibilidade de opção, horas fixas diferentes de entrada e de saída. 

 As denominadas “horas penosas” são as trabalhadas à noite, nos fins de semana e feriados. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM