País Política

Governo garante que plano para praias terá reforço de prevenção e segurança

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, de vista a Matosinhos para abordar o plano de segurança para as praias, garante que as autoridades vão estar prontas para o grande fluxo na época balnear deste ano, dando como exemplo o recente caso de um jovem esfaqueado na praia de Matosinhos. 

Cingido pela presidente da Câmara de Matosinhos, o ministro declarou que o plano de segurança para as praias, em particular para as de Matosinhos e Carcavelos, irá focar-se em “reforçar a prevenção, reforçar a monitorização e a capacidade de intervenção da Polícia Municipal e da Área Metropolitana do Porto que, tendo necessidade, podem contar com a Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Polícia Municipal de Matosinhos para reforçar essas três dimensões, dando melhores condições de segurança real e percecionada àqueles que usam as praias para momentos de descanso, repouso, lazer e confraternização depois de dois anos de pandemia”. 

Quando questionado se o incidente a 2 de julho, dia em que um jovem de 21 anos foi esfaqueado numa esplanada junto à praia de Matosinhos por dois homens, incentivou as alterações ao plano, o ministro respondeu que não e acentuou que “a rápida ação das autoridades policiais mostrou a importância e o acerto da decisão que tínhamos tomado”. 

“Foi uma atuação muito célere, conseguiram determinar os responsáveis e garantir o exercício da autoridade democrática”, frisou. 

Em relação ao consumo de estupefacientes na área do Porto – um assunto que tem sido muito comentado por Rui Moreira, o autarca que tem questionado a inovadora política de descriminalização portuguesa, elogiada internacionalmente por organizações e associações de apoio a toxicodependentes -, José Luís Carneiro argumentou que a Área Metropolitana do Porto tem polícias suficientes para patrulhar a área, apesar de Moreira ter pedido um reforço policial contra o tráfico. 

“Em novembro de 2022, colocámos na Área Metropolitana do Porto mais 180 polícias. E desses, a comandante Paula Peneda colocou 50 destinados para o acompanhamento de proximidade. Os níveis de operacionalidade têm vindo a aumentar em toda a área, o que significa que temos tido mais patrulhas, mais operações de prevenção criminal, mais ações de sensibilização de informação, lançamos um plano especial de segurança para o período de verão, que é conhecido também por este movimento turístico muito significativo”, salientou o ministro. 

José Luís Carneiro tomou a oportunidade para elogiar estas operações na vida diurna e noturna das cidades, tendo em conta a grande presença de cidadãos internacionais, relembrando “com gosto que ainda há dias voltamos a estar entre os cinco países mais pacíficos da União Europeia e entre os sete países mais pacíficos do mundo”. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM