País

Jéssica padeceu o máximo de dor durante os 5 dias de tortura

A criança de 3 anos, Jéssica Biscaia, que foi morta, em Setúbal, junho do ano passado, terá sofrido o nível máximo de dor no decorrer dos dias de tortura a que foi sujeita, enquanto esteve presa em casa dos arguidos Ana Pinto, do marido Justo Montes e da filha Esmeralda Montes, como garantia de pagamento de uma dívida da mãe, Inês Sanches, por atos de bruxaria.  

De acordo com o responsável do Gabinete Médico-Legal de Setúbal, João Luís Ferreira dos Santos, a criança estaria viva caso tivesse sido levada para o hospital, ainda que com sequelas muito graves. 

“Alguém de forma selvática agarrou na criança e abanou-a fortemente durante 5 a 20 segundos, duas a quatro vezes por segundo, o que lhe provocou a morte e depois jogou a cabeça da menina contra uma superfície dura”, disse o responsável, que foi ouvido na terça-feira pelo tribunal de Setúbal, citado pela RTP. 

Tendo cerca de 100 hematomas, Jéssica terá sofrido uma queimadura no nariz, provocada por um líquido a ferver, além de ter marcas de unhas pelo corpo, que permitem perceber que tentou defender-se, e lesões profundas nas orelhas. 

“Levou puxões de orelhas, mas não de qualquer maneira, de forma energética e feitos várias vezes, [além de] palmadas, murros pontapés em todas as zonas do corpo. (…) A escala de dor é medida de 0 a 7, e a dor que a menina sofreu foi claramente sete”, apontou o médico-legista, revelando que “parece que andaram a jogar à bola com a cabeça da menina”, segundo o Jornal de Notícias. 

Ficou garantido, pelo perito, que não foram encontrados sinais de que a menina tivesse sido utilizada como correio de droga como sustenta o despacho de acusação, mas também não excluiu essa possibilidade.  

João Luís Ferreira dos Santos informou que a menina apresentava de facto um “alargamento do esfíncter anal”, mas que não foram detetados sinais de lesões recentes. 

Tanto a mãe da criança, como a avó paterna terão saído em lágrimas da sala de audiências, face às informações reveladas. 

Na terça-feira, a advogada de Inês Sanches anunciou que a sua cliente está disponível para prestar declarações ao tribunal, ao contrário do que tinha dito anteriormente. A responsável justificou a alteração de posição com a “estratégia de defesa” da mãe da menina de três anos que morreu a 20 de junho de 2022, alegadamente devido aos maus-tratos que lhe terão sido infligidos durante cinco dias. 

Ana Pinto, o marido, Justo Ribeiro Montes, e a filha, Esmeralda Pinto Montes, estão a ser julgados pelos crimes de homicídio qualificado consumado, rapto, rapto agravado e coação agravada. 

Os três arguidos e Eduardo Montes, filho de Ana Pinto e Justo Ribeiro Montes, estão ainda acusados de um crime de violação agravado e de um crime de tráfico de estupefacientes agravado. 

A mãe de Jéssica está acusada dos crimes de homicídio qualificado e de ofensas à integridade física qualificada, por omissão. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM