País

Época balnear desaconselhada na praia em frente a Cacela Velha – Algarve

O uso da praia em frente à localidade de Cacela Velha, no Algarve, foi hoje desaconselhado pela Câmara de Vila Real de Santo António, por comportar riscos para os utentes e para a envolvente protegida da Ria Formosa.

De forma a ter acesso ao mar, e tento em conta à falta de ligações marítimas e pedonais para aceder à ilha barreira da Ria Formosa situada em frente à localidade de Cacela Velha, muitos banhistas arriscam a atravessar a Ria Formosa a pé e “colocam em causa a sua própria segurança, principalmente quando a maré se encontra a vazar, uma vez que as correntes são fortes e puxam para o mar”, informou o município.

A Câmara de Vila Real de Santo António avisou, ainda, que a zona em causa não tem áreas concessionadas, nem assistência permanente a banhistas, e apelou, por isso, aos banhistas para utilizarem as praias mais próximas: a da Fábrica, situada a poente e onde existe um serviço de travessia de passageiros em pequenas embarcações, e a da Manta Rota, localizadas a nascente e que também está vigiada em permanência.

“O território de Cacela Velha – e toda a sua envolvente – representa um local de rara beleza e de diversidade ecológica que importa conservar e preservar. Apesar de muito procuradas, sobretudo no verão, as ilhas barreira, em frente à aldeia de Cacela Velha, não são uma unidade balnear e, como tal, não estão dotadas de um serviço de assistência a banhistas (nadadores-salvadores)”, comunicou o município algarvio.

Os banhistas, ao fazerem a travessia da ria a pé, colocam-se em perigo e, “não obstante os esforços das equipas móveis do Instituto de Socorros a Náufragos”, o socorro “não é permanente” e a resposta a “qualquer situação de emergência pode não ser assegurada em tempo útil”, adiantou o município.

“Assim, e de modo a proteger a estabilidade do cordão dunar e da arriba de Cacela, garantir a proteção da fauna e flora desta zona da Ria Formosa e assegurar a segurança dos moradores e visitantes de Cacela Velha, o município de Vila Real de Santo António desaconselha a utilização da zona em frente a Cacela Velha para a prática balnear”, lê-se na nota da câmara do distrito de Faro. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM