País Regional

Novo aeroporto de Lisboa: Santarém e Montijo falham critérios de viabilidade. Campo de Tiro da Força Aérea, em Samora Correia, na frente para receber o novo aeroporto.

A Comissão Técnica Independente (CTI) divulgou o relatório em que dá conta que Montijo falha em cinco critérios de viabilidade e que Santarém chumba na distância, – encontra-se quatro vezes a cima da média europeia -, relativamente ao novo aeroporto de Lisboa.

O Campo de Tiro da Força Aérea, localizado em Samora Correia, não falha em nenhum dos dez critérios propostos pela CTI e Governo, por isso, até ao momento, é a possível solução final.

A localização Montijo falha devido à falta de uma área de expansão mínima futura equivalente a mil hectares e a falta da ferrovia que não existe nem está prevista. Falha ainda no critério da população afetada pelo ruído, nos riscos naturais e é de longe a solução que afeta mais hectares de áreas naturais ou corredores migratórios de aves.

Santarém falha em apenas um critério: o da distância. 92 km separam Santarém do centro de Lisboa. O relatório da CTI analisou 87 aeroportos europeus e constatou que o mais longe está a 60 km do centro da cidade.

Apresar de tudo, Santarém e Montijo mantêm-se na corrida.

 

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM