Sociedade

Inauguração da “Horta Feliz” – Jardim de Infância da Lezíria, em Samora Correia

Foi inaugurado, no Jardim de Infância da Lezíria (JI), em Samora Correia, a “Horta Feliz”. Este projeto está no âmbito da “Ciência Viva” e surgiu após as educadoras terem participado na formação intitulada “Um olhar sobre a Natureza”.  

A cerimónia decorreu no dia da festa de final de ano letivo e contou com uma dramatização por parte das crianças, sobre os cuidados a ter com a natureza. Estiveram presentes, para além de todos os profissionais que trabalham com as crianças no JI, os pais e familiares, o vereador da CMB, Hélio Justino, dois representantes do Pavilhão do Conhecimento, Pedro do Carmo e Inês Almas, entre outros convidados.

De forma a criar a “Horta Feliz”, foram envolvidos os Pais/Encarregados de educação, a família alargada, as autarquias, as empresas e a comunidade em geral.

A Coordenadora do JI, Gabriela Santos, considerou este percurso realizado com as crianças muito enriquecedor, tendo sido posto em prática a metodologia “hands on”, em que as crianças foram envolvidas desde a conceção do projeto, à sua construção, num trabalho de verdadeira cooperação com todos.

O JI da Lezíria foi convidado a partilhar o seu projeto na plataforma europeia Schools of the Future, mais precisamente no âmbito do projeto SALL – Schools as Living Labs, cujo a Ciência Viva é a coordenadora nacional. Esta plataforma serve como espaço de partilha de projetos open-schooling, que servem como inspiração para todos os professores europeus, sendo possível desta forma desenvolver projetos semelhantes nas suas escolas.

A título de curiosidade, o projeto SALL reuniu a experiência de 12 países europeus de forma ajudar a desenvolver uma nova abordagem ao conceito de escola aberta à comunidade. 

De acordo com os princípios da metodologia living-lab, foi promovida a ligação entre escolas do ensino básico e secundário com a comunidade local, colocando os alunos no centro de um processo de cocriação, onde que a cidadania ativa, o trabalho em equipa e o pensamento crítico que foram fundamentais. 

   

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM