Regional

Faz falta uma rotunda no entroncamento entre a EN118 e EN119, em Samora Correia?

A EN 118 encontra-se no top 10 de estradas mais perigosas de Portugal. É das Estradas Nacionais mais fáceis de conduzir, devido ao seu traçado quase sempre plano e retilíneo, exceto num pequeno percurso na zona do Tramagal (Abrantes). Entre 2010 e 2015 fez 44 mortos.

No concelho de Benavente, o entroncamento entre a EN118 e a EN 119 (perto do Campo de Tiro da Força Aérea), segundo a Câmara Municipal de Benavente, em 2006, era um dos “pontos negros” na rede rodoviária que atravessa o município. Benavente, em 2006, queria uma rotunda neste entroncamento, após o acidente que vitimou o ator Francisco Adam – que alegadamente conduzia sob efeito de álcool e drogas -, a juntar a outros acidentes graves.

Na altura, a maioria da assembleia municipal votou a favor no documento para a construção da rotunda. A Estradas de Portugal no Jornal Público disse que «Não está equacionada a construção de uma rotunda, uma vez que, tratando-se de um entroncamento, e não cruzamento, em que EN118 apresenta volumes de tráfego bastante superiores à EN119, a solução rotunda é desaconselhada. A zona em questão foi objeto de uma intervenção concluída em 2001, ano em que foi identificada como ponto negro. De 2001 até 2004 este local não consta da lista de pontos negros. A situação vai ser reanalisada para verificar da necessidade ou não de alteração ao existente. O cumprimento da sinalização no local é determinante para a segurança do entroncamento».

Em 2009, a sinistralidade continuava alta (8 mortos em nove meses). A via caracteriza-se pela extensa reta convidativa a velocidades elevadas e o entroncamento com a EN 119, próximo do Campo de Tiro da Força Aérea. «A Estradas de Portugal entende, contudo, que este troço está em bom estado e bem sinalizado, depois das intervenções feitas em 2007 (sinalização vertical e a marcação horizontal) e não equaciona outras medidas, como a instalação de uma rotunda na ligação entre as EN 118 e 119, que tem sido sugerida na zona», diz o Jornal Público.

A EN118 continua com tráfego intenso, com muitos pesados durante os dias de semana e automobilistas que viajam entre o Norte, o Ribatejo, a península de Setúbal e a região de Lisboa, devido à proximidade à ponte Vasco da Gama.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM