País Saúde

Aumentaram os casos de violência no centro hospitalar do Baixo Vouga.

No CHBV, Centro Hospitalar do Baixo Vouga, violência sobre profissionais de saúde, que obteve em 2021 29 casos reportados, duplicou em 2022, havendo cerca de 59 casos. 

“Queremos que todos sintam um ambiente hospitalar seguro”, menciona Margarida França, presidente do conselho de administração do CHBV, englobando os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.

Margarida França falou durante a abertura do primeiro Encontro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga dedicado à “Prevenção e combate da violência no setor da saúde”, no qual os dados foram apresentados.

“É uma questão que nos preocupa muito e temos de tentar prevenir e ter capacidade de resposta quando as situações ocorrem, para proteger todos, porque muitas vezes o utente também se coloca numa situação de risco”, mencionou.

Ângela Rodrigues, coordenadora do gabinete de Gestão de Risco do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, informou que já estão a ser tomadas medidas.

“O Centro Hospitalar tem em andamento a colocação de botões de pânico, principalmente nas áreas de maior reporte e de maior incidência”, revelou, avançando também que uma das medidas que “está em cima da mesa” é o alargamento da presença policial.

“Em 2021 e a nível de notificações de violência contra os nossos profissionais tivemos 29 notificações, mas em 2022 tivemos 59 notificações, incluindo violência física com danos físicos a profissionais, entre elas quatro situações com alguma gravidade”, clarificou.

De acordo com Ângela Rodrigues, grande parte “são violências em que o agressor é o utente ou familiar” e que ocorreram na urgência, havendo também reportes em outros serviços hospitalares.

“A maioria são, no entanto, agressões verbais, que vão desde a injúria à ameaça física, e também temos tido algumas notificações de violência entre profissionais”, expôs.

Com estes valores, Ângela Rodrigues quer uma maior consciencialização para o problema: “as pessoas antigamente não reportavam, mas hoje em dia já não toleram tanto os comportamentos de agressividade e percebem que não pode ser admissível”.

“Eu acho que tem também a ver com alguma saturação porque vimos de uma pandemia em que as pessoas foram levadas aos seus limites”, termina. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM