País Saúde Sociedade

Situações de ilegalidade de trabalhadores numa empresa de Odemira.

Close up of unrecognizable farm worker holding basket full of tomatoes.

Foi realizado, hoje, pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) uma ação de fiscalização na empresa Amazing Promisse, produtora de frutos vermelhos, no concelho de Odemira, no distrito de Beja, de modo a detetar possíveis situações de ilegalidade de trabalhadores. 

Por volta de 20 inspetores da ACT coadjuvaram esta ação, que iniciou por volta das 8h40min, conjunta com o Alto Comissário para as Migrações (ACM), serviços de fiscalização do Instituto de Segurança Social e Guarda Nacional Republicana (GNR) na herdade com cerca de 300 trabalhadores. É importante ter a consciência que esta herdade já havia sido inspecionada no ano passado e haviam sido detetadas situações irregulares.  

Em conformidade com Cristina Rodrigues, a subinspetora-geral da ACT, esta ação visa detetar os eventuais trabalhadores em situação irregular bem como as condições de trabalho. 

 “A nossa expectativa é detetar o maior número de trabalhadores em situação irregular em empresas que fazem subcontratações e colocam estes trabalhadores nestes espaços”, expôs. 

A ACT tende a ter mais cuidado a acompanhar, no sentido de averiguar a situação dos trabalhadores, esta zona por ser um local de grande afluência de trabalho migrante. 

 “Na sua maioria são migrantes com fragilidades que fazem parte dos grupos vulneráveis em termos laborais. Sabemos que é fundamental a sua regularização em âmbito laboral e é com esse propósito que estamos cá hoje”, expôs. 

Flor do Brejo é a herdade em questão e está dividida em várias parcelas exploradas por várias empresas. 

 

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM