Mundo

Guterres e Zelensky pedem renovação “essencial” do acordo de cereais

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, esteve esta quarta-feira reunido com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pedindo a renovação do acordo de exportação de cereais do Mar Negro.

Este acordo permite à Ucrânia exportar cereais dos seus portos bloqueados no Mar Negro e permite à Rússia exportar alimentos e fertilizantes.

A Ucrânia já tinha demonstrado anteriormente abertura e intenção para estender o acordo “pelo menos durante mais um ano” para garantir a estabilidade de exportadores e importadores e conseguir a inclusão do porto da cidade de Mikolaiv.

O acordo alcançado em julho de 2022 entre Moscovo e Kyiv sobre a exportação de cereais termina no próximo dia 18 de março, conforme ficou estabelecido, mas as Nações Unidas insistem no prolongamento do prazo para garantir a segurança alimentar mundial.

A ONU estima que já foi alcançada em três portos ucranianos a exportação de 23 milhões de toneladas de mercadoria, com um fluxo praticamente constante de entradas e saídas de navios.

Esta é a terceira visita – que se prolongará até quinta-feira – que António Guterres realiza à Ucrânia desde a nova invasão da Rússia iniciada no ano passado.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM