Sociedade

Mais de 61 mil candidatos à 1.ª fase no acesso ao ensino superior

Mais de 61 mil alunos candidataram-se à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que terminou na segunda-feira, contrariando a tendência de aumento de candidatos registada desde a pandemia. Segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), inscreveram-se 61.473 estudantes nesta 1.ª fase, depois de dois anos em que foram batidos consecutivamente novos recordes do século. No ano antes da pandemia de covid-19, em 2019, candidataram-se à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) quase menos dez mil pessoas (51.463 estudantes) do que agora. O número foi largamente ultrapassado no primeiro ano de pandemia, quando as regras dos exames nacionais sofreram alterações, tais como deixarem de ser obrigatórios para a conclusão do ensino secundário, servindo apenas para acesso ao ensino superior.

Em 2020 candidataram-se 62.675 e, no ano seguinte, voltou a bater-se um novo recorde: Na 1.º fase do CNAES de 2021 candidataram-se quase 64 mil estudantes.

Nesta 1.º fase, as universidades e politécnicos públicos abriram 53.560 vagas, o que significa que há mais candidatos do que lugares nas instituições: Este ano, há mais 7.913 candidaturas.

Uma situação que também se registou nos dois últimos anos e levou o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) a autorizar um reforço adicional de vagas.

 

Partihar

JANET JACKSON SOMEONE TO CALL MY LOVER

JANET JACKSON - SOMEONE TO CALL MY LOVER
A CARREGAR
SOMEONE TO CALL MY LOVER

JANET JACKSON

AMIGOS DA NOITE IRIS FM

ÚLTIMAS MÚSICAS

JANET JACKSON - SOMEONE TO CALL MY LOVER
SOMEONE TO CALL MY LOVER JANET JACKSON
05:34
WHAM - PANAMA
PANAMA WHAM
05:30
ANA MOURA - TE AMO
TE AMO ANA MOURA
05:27
LINDA MARTINI - TAXONOMIA
TAXONOMIA LINDA MARTINI
05:21
TAINÁ - PEITO DIVIDIDO
PEITO DIVIDIDO TAINÁ
05:18
SARA TAVARES - BOM FEELING
BOM FEELING SARA TAVARES
05:14
KATE BUSH - RUNNING UP THAT HILL
RUNNING UP THAT HILL KATE BUSH
05:08