Sociedade

Monkeypox: Confirmados 810 casos de infeção pelo vírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou, que foram registados mais 40 casos de infeção pelo vírus Monkeypox durante a última semana, aumentando assim o total de casos contabilizados em Portugal desde o início do surto para 810.Do total de casos contabilizados até quarta-feira, dia 17 de agosto, 729 dos mesmos foram reportados no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica). Destes, a grande maioria (723, correspondendo a 99,2% dos casos) diz respeito a indivíduos do sexo masculino. Até ao momento, apenas seis mulheres contraíram o vírus, segundo a autoridade de saúde. É na faixa etária dos 30 aos 39 anos que se regista uma maior fatia dos casos, 308, o que equivale a 42% da totalidade das infeções notificadas em Portugal.

Até ao momento, a doença foi identificada em todo o país, com exceção da Região Autónoma dos Açores. Porém, é na região de Lisboa e Vale do Tejo que a doença apresenta uma maior expressão, com 79,5% dos casos a terem sido identificados na mesma. Segue-se o Norte do país (15%), ao passo que nas outras regiões a percentagem de infeções não ultrapassa os 2,5%.

Monkeypox é um vírus do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

 

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM