Destaques Sociedade

11% dos portugueses nunca ouviu falar de doença renal crónica

Male kidney anatomy posterior view

No dia 10 de março assinala-se o Dia Mundial do Rim. Neste âmbito – e sob o mote internacional “Conhecer mais para tratar melhor” – a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) lançou um questionário com o objetivo de avaliar o conhecimento em relação ao rim e às doenças renais junto da população portuguesa. Do total de respostas recolhidas (n=488), 11% dos inquiridos referiu nunca ter ouvido falar de doença renal crónica, patologia que afeta 20% da população portuguesa.

Caraterizada por uma lesão que provoca a perda progressiva e irreversível da função dos rins, a doença renal crónica tem vários níveis de gravidade, sendo o pior o estádio 5, no qual os rins deixam totalmente de funcionar e o doente, para se manter vivo, tem de se submeter a diálise ou transplantação renal. Em Portugal, quase 21 mil pessoas estão nesta situação e os números têm vindo sempre a aumentar, alerta a SPN.

Além da sua função excretora – com uma função de limpeza do sangue com os tóxicos a serem removidos pela urina – os rins são também responsáveis pelo controlo da tensão arterial, pela produção da hormona que estimula a produção de glóbulos vermelhos e pela ativação da vitamina D que contribui para a saúde dos ossos. Têm, por isso, um papel fulcral no equilíbrio do organismo motivo pelo qual é importante aumentar o conhecimento da população permitindo um melhor cuidado renal. No inquérito realizado, 28% dos inquiridos referiu apenas a função excretora dos rins, com 71% a demonstrarem ter conhecimento sobre as outras funções que este órgão desempenha.

Perante uma situação de insuficiência renal é importante substituir a função dos rins pelo que é aplicada a técnica da diálise. Esta é uma situação com um elevado peso na vida do doente e da família ao mesmo tempo que comporta para o Serviço Nacional de Saúde uma elevada carga a nível económico dado o preço dos tratamentos. 99% dos inquiridos demonstrou conhecer qual a função da hemodiálise.

De forma a aumentar o conhecimento da população, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia disponibiliza quatro vídeos educativos sobre a saúde renal que serão divulgados nas redes sociais da Sociedade Portuguesa de Nefrologia. Vários serviços de Nefrologia do país vão assinalar esta data com ações de sensibilização e esclarecimento dirigidas à população.

Partihar

Uma Rádio Uma Região

Uma Rádio - Uma Região
A CARREGAR
Uma Região

Uma Rádio

SOM NOSSO Luis Bernardo

ÚLTIMAS MÚSICAS

PEDRO SAMPAIO FT MC PEDRINHO - DANCARINA
DANCARINA PEDRO SAMPAIO FT MC PEDRINHO
13:56
NUNO RIBEIRO - DIAS CINZENTOS
DIAS CINZENTOS NUNO RIBEIRO
13:53
MARO - SAUDADE SAUDADE
SAUDADE SAUDADE MARO
13:50
OS QUATRO E MEIA - AMANHÃ
AMANHÃ OS QUATRO E MEIA
13:47
DIANA CASTRO - GINGER
GINGER DIANA CASTRO
13:44
HMB E RUI VELOSO - LEMBRA-TE DE MIM
LEMBRA-TE DE MIM HMB E RUI VELOSO
13:40
LINDA MARTINI - TAXONOMIA
TAXONOMIA LINDA MARTINI
13:35