Destaques País

Azeredo Lopes absolvido no Caso Tancos

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes foi absolvido, esta sexta-feira, de todos os quatro crimes de que estava acusado no caso do assalto aos paióis de Tancos. Nenhuma das alegações imputadas ao antigo governante, que estava acusado de denegação de justiça, prevaricação, abuso de poder e favorecimento pessoal, foi assim dada como provada. De acordo com a CNN Portugal, o Tribunal de Santarém não deu também como provado o crime de associação criminosa e de tráfico de armas, absolvendo todos os 23 arguidos destes dois crimes.

Já João Paulino, autor confesso do furto de armas dos paióis de Tancos, foi condenado a oito anos de prisão. Seis anos pelo crime de terrorismo e cinco anos e seis meses pelo crime de tráfico de estupefaciente, resultando, em cúmulo jurídico, na pena única de oito anos.

Recorde-se que o ex-fuzileiro foi apanhado com 14 kg de droga, com um valor superior a 90 mil euros, e ainda com cartuchos e munições proibidas, se bem que tenha devolvido este material já depois de iniciado o julgamento.

Também João Pais, um dos membros do grupo que assaltou os paióis, foi condenado a cinco anos de prisão efetiva, por terrorismo.

Esta sexta-feira, o juiz deu ainda como provado o crime de tráfico de estupefacientes por parte dos arguidos Hugo Santos e o de consumo de droga por parte de Jaime Oliveira.

O major Vasco Brazão, o major Pinto da Costa, o sargento Lima Santos e o sargento Laje de Carvalho foram condenados pelo crime de favorecimento pessoal.

Vasco Brazão, na altura porta-voz da Polícia Judiciária Militar, foi condenado a cinco anos com pena suspensa, enquanto Luís Vieira, à data diretor da mesma polícia, foi condenado a quatro anos com pena suspensa. Já o major Pinto da Costa foi condenado a cinco anos com pena suspensa. assim como Lima Santos, da GNR de Loulé.

Também desta força de segurança, os militares Bruno Ataíde e Laje de Carvalho foram condenados a três anos de pena suspensa.

Ao todo, 11 arguidos foram condenados, mas apenas dois vão cumprir pena de prisão efetiva.

A sessão de julgamento desta sexta-feira marca o fim de um processo longo e com vários episódios desde o desaparecimento de armas do paiol de Tancos, até ao aparecimento das mesmas.

 

Partihar

REBECA EU E O MEU PIANO

REBECA - EU E O MEU PIANO
A CARREGAR
EU E O MEU PIANO

REBECA

ESPAÇO ABERTO Carlos Alberto Alves

ÚLTIMAS MÚSICAS

REBECA - EU E O MEU PIANO
EU E O MEU PIANO REBECA
13:10
MILENIO - QUANDO ESTOU LONGE DE TI
QUANDO ESTOU LONGE DE TI MILENIO
12:57
MICHEL TELÓ - AI SE EU TE PEGO
AI SE EU TE PEGO MICHEL TELÓ
12:54
JOSÉ MALHOA - SO DE VEZ EM QUANDO
SO DE VEZ EM QUANDO JOSÉ MALHOA
12:41
EVELYNE FILIPE - A TUA VOZ
A TUA VOZ EVELYNE FILIPE
12:37
CARLOS SANTOS - ELA É TOP
ELA É TOP CARLOS SANTOS
12:34
ANA - RUMBA COMIGO
RUMBA COMIGO ANA
12:30