Mundo

Pandemia aumenta pobreza e evidencia importância da cooperação

A crise provocada pela pandemia da covid-19 aumentou a pobreza e as desigualdades no mundo e colocou em evidência a importância da cooperação para o desenvolvimento, disse o diretor de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE.

Jorge Moreira da Silva fez estas declarações no seminário “América Latina na nova política de Cooperação da UE: Desenvolvimento em transição”, promovido pela Casa da América Latina e a Fundación Euroamérica, em colaboração com a Comissão Europeia.

Para o diretor, os países mais pobres e vulneráveis já estavam a ser afetados nos últimos anos pela crise de refugiados, pela crise económica e pelas alterações climáticas, com isso, a crise provocada pela pandemia aumentou as desigualdades entre países e dentro dos próprios países.

Moreira da Silva declarou ainda que, ao conhecer este cenário de crise que se vive, é preciso apostar em três planos para ajudar os países mais vulneráveis: reforço do multilateralismo, acesso equitativo a vacinas e reconstrução dos países — ajudando a resolver as desigualdades e a minimizar as alterações climáticas.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM