Regional

Câmara de Vila Franca de Xira reforça apoio financeiro às Corporações de Bombeiros

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou na Reunião de Câmara de 17 de fevereiro um reforço dos apoios financeiros para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho, no âmbito do funcionamento dos Grupos de Intervenção Permanente (GIP’s). A decisão traduz-se num apoio anual suplementar de 153.202,94€, que equipara em termos financeiros o funcionamento dos Grupos de Intervenção Permanente (GIP’s) – suportados a 100% pela Câmara Municipal – às Equipas de Intervenção Permanente (EIP’s) – financiadas de forma partilhada entre o Estado, através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e a Autarquia.

“Esta é mais uma medida de apoio estabelecida pela Câmara Municipal às seis Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município (Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, Alhandra, Alverca do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria e Vialonga), que considera a relevância da missão dos Bombeiros na proteção e socorro permanente às populações, tornada ainda mais evidente no atual contexto de pandemia”, refere o município.

Recorde-se que em junho de 2020, a Autarquia já havia aprovado o aumento do número de efetivos nos GIP’s no Município, que desde então integram um total de 37 Bombeiros, distribuídos pelas seis Corporações concelhias. As EIP’s existem nas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Alverca, Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira, com um total de 15 elementos.

Com o reforço financeiro aprovado nesta data, o montante de apoios atribuídos pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira às Corporações de Bombeiros do Concelho, no âmbito do seu funcionamento regular, passa a ser superior a 1 milhão de euros anuais (1.071.574 €).

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM