IRIS FM
91.4 FM
Regional

VFX: Cevadeiro recebe Centro de Vacinação contra a COVID

Está a ser instalado no Pavilhão Multiusos (Cevadeiro) em Vila Franca de Xira um Centro de Vacinação COVID, que deverá estar finalizado até ao final desta semana (19 de fevereiro). Esta ação está a ser desenvolvida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo. A estrutura de vacinação em massa tem capacidade para 8 postos de vacinação em simultâneo, assim como áreas de gabinete médico, secretariado clínico e recobro pós-vacina, ficando disponível para quando o número de vacinas disponibilizadas permita intensificar este processo junto da população. Está também já em análise a instalação de um segundo posto de vacinação em Alverca.

Deverá também entrar em funcionamento nos próximos dias em Alverca um novo posto de testagem à Covid-19, em modelo “drive thru”, aumentando assim a capacidade de testagem no Município de Vila Franca de Xira. A estrutura foi totalmente assegurada pela Câmara Municipal, em parceria com o ACES, ficando instalada no espaço destinado à Feira Semanal, junto à Praça de S. Pedro.

Decorreu nos dias 12 e 13 de fevereiro a segunda toma da vacina contra a Covid-19 para 373 utentes e 331 funcionários dos lares de idosos do concelho sem surtos ativos, tendo sido administradas um total de 704 vacinas. Recorde-se que a primeira toma da vacina se realizou nos dias 21 e 22 de janeiro. Mais uma vez, nesta ação estiveram envolvidos a Delegação de Saúde, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira – Proteção Civil, Forças de Segurança e Bombeiros.

Teve início também no dia 13 de fevereiro a vacinação dos utentes com mais de 80 anos e com 50 anos ou mais com patologias associadas, tendo sido vacinadas 102 pessoas no Centro de Saúde de Alverca, local onde para já está a decorrer esta fase de vacinação. Estão até à data sinalizadas 10.326 pessoas (20.652 doses) do Concelho para serem vacinadas neste grupo. Este número pode ainda aumentar, devido ao encaminhamento de pessoas através do setor privado.

Foi concluída a 17 de fevereiro, nos vários Centros de Saúde, a vacinação de cerca de 160 Bombeiros do Concelho (1.ª dose), o que corresponde a 50% do efetivo, em conformidade com as prioridades estabelecidas pelas Autoridades de Saúde nesta fase. Está também em curso a vacinação do efetivo da GNR e da PSP.

METEOROLOGIA

ESTÁ A OUVIR
91.4 FM
COM IRIS FM

Atualização Diária COVID-19