Mundo

Cúpula do G20 mostra firme apoio ao multilateralismo

A Cúpula do G20 terminou neste sábado (29) em Osaka, Japão. A declaração aprovada pelo evento enfatiza a criação de um ambiente de comércio e investimento livre, justo, não discriminatório, transparente e previsível, além de manifestar apoio às reformas da Organização Mundial do Comércio e ao Acordo de Paris.

As frequentes atividades diplomáticas bilaterais e multilaterais dos líderes do G20 tornaram a Cúpula de Osaka em uma plataforma para impulsionar o multilateralismo, resolver questões em foco e aumentar a confiança da comunidade internacional.

Os discursos e as atividades do presidente chinês, Xi Jinping, atraíram grande atenção da comunidade mundial. Ele lançou a proposta de que os líderes do G20 devem respeitar as regras objetivas, dominar a tendência do desenvolvimento e pensar no futuro compartilhado. Além disso, ele declarou que a China vai continuar abrindo seu mercado, aumentando importações, melhorando o ambiente de negócios, aplicando completamente o tratamento de igualdade e promovendo as negociações comerciais.

Nos encontros com o presidente norte-americano, Donald Trump, e com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Xi Jinping alcançou importantes consensos, tais como, os EUA não vão cobrar novas altas tarifas aos produtos chineses, a China e o Japão concordaram em tratar adequadamente as questões sensíveis e controlar as divergências. As três maiores economias do mundo mostraram a vontade de defender a paz e a estabilidade do mundo.

Além disso, o secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente russo, Vladmir Putin e outros importantes líderes do G20 também enfatizaram a importância do multilateralismo.

Tradução: Luís Zhao

Revisão: Diego Goulart

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM