Cultura Destaques Mundo País Regional Sem categoria Sociedade

Semana da Cultura Tauromáquica, em Vila Franca de Xira, assinala os 45 anos da Revista Novo Burladero

Por ocasião da 33ª edição da Semana da Cultura Tauromáquica, a cidade de Vila Franca de Xira volta a ser o epicentro da tauromaquia com a celebração de inúmeras atividades de índole taurina, entre as quais a celebração de um espetáculo de promoção aos jovens valores que têm o sonho de ser “máximas figuras da tauromaquia”.

A Revista “Novo Burladero”, a segunda mais antiga do mundo, é a convidada desta edição, com uma exposição alusiva ao 45 anos de existência.

João Queiroz – Director da Revista descreve a satisfação do convite para expor, a presença de todos os que abraçaram este desafio e deixa ainda um convite ao público para uma visita até 23 de Março

O matador de toiros, Rui Bento Vasquez é um dos rostos patentes nesta exposição. Foi ele o vencedor da primeira Novilhada “Orelha De Oiro” da revista. Estávamos em 1984 e aconteceu em Alcochete.

A IRIS FM teve a oportunidade de falar com aquele que é actualmente o empresário das praças de toiros de Almeirim e Nazaré e apoderado dos cavaleiros Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Júnior. Rui Bento falou da importância desta exposição, recorda o começo da carreira de matador de toiros em que desfrutou de uma brilhante trajectória e anuncia a temporada 2024:

Na inauguração do certame e da exposição, a Vice-Presidente da câmara municipal de Vila Franca de Xira, Marina Tiago, referiu a programação que o município tem para esta semana e também atractivos da cidade e Fátima Nalha, presidente do Clube Vilafranquense, colectividade que acolhe a exposição “45 Anos da Revista Novo Burladero”, destaca a parceira com a autarquia:

No final da nossa reportagem, a entrevista aquele que é actualmente a maior “ilusão” dos aficionados do toureio a pé, Tomás Bastos.

É natural de Vila Franca de Xira, reside actualmente em Espanha e na manhã de sábado marcou presença no Clube da sua cidade, fazendo-se acompanhar da apoderada e matadora de toiros espanhola Cristina Sánchez e do seu marido José Alexandre, também um nome patente nesta exposição, que em dois anos consecutivos (1986 e 1987) foi considerado pela revista como “Orelha de Oiro”.

No dia 3 de Março, em Olivença, o novilheiro português teve o seu debute com picadores numa praça cheia e que contou com a presença de muitos portugueses.

Tomás Bastos escutou ovação no primeiro e cortou uma orelha ao seu segundo.

À IRIS FM descreve a sensação desse dia e avança com datas para esta temporada:

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM