Cultura Destaques País

Faleceu o realizador António Pedro Vasconcelos

Foto: Reinaldo Rodrigues / Global Imagens)

Faleceu o realizador português, António Pedro Vasconcelos, aos 84 anos. Em comunicado «a família de António-Pedro Vasconcelos informa que o nosso A-PV partiu esta noite, a poucos dias de completar 85 anos de uma vida maravilhosa. Hoje, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso A-PV, que tanto lutou para que todos fôssemos mais justos, mais corretos, mais conscientes, sempre tão sérios e dignos como ele, será sempre um Imortal». O realizador completava 85 anos, dia 10 de março.

Nascido em Leiria em 10 de março de 1939, António-Pedro Vasconcelos foi realizador, produtor, crítico e professor, tendo fundado o Centro Português de Cinema, como indica a biografia patente na Academia Portuguesa de Cinema.

António-Pedro Vasconcelos assinou alguns dos maiores sucessos do cinema português, nomeadamente “O Lugar do Morto”, de 1984, “Jaime”, em 1999, “Os Imortais”, de 2003, e “Call Girl”, em 2007. O seu primeiro filme de ficção foi “Perdido por cem…”, de 1973, após uma aproximação à sétima arte que se deu por via da crítica, que escreveu em vários jornais e revistas. Em 1992 foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Deixa como último filme “KM 224”, estreado em 2022.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM